Interface do usuário

Como comentei, o ISPConfig serve também como uma interface de administração para os webmasters, que podem se logar na interface usando o login e senha definidos por você durante a criação do site. Todas as configurações disponíveis para o usuário ficam também disponíveis para você dentro da configuração do site, permitindo que você verifica as configurações e ajude os usuários com dificuldades.

Para ativar o acesso via FTP, o usuário deve criar uma conta de acesso e de e-mail usando a opção “Web Manager > Sites > Nome do Site > User & Email” (marcando a opção Administrator). O login de acesso será algo como “web1_admin”, onde o “web1” é o prefixo do site e o “admin” é o login definido por ele:

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O uso do prefixo é uma queixa comum entre usuários do ISPConfig, já que os usuários preferem que as contas de e-mail tenham apenas seus próprios nomes, sem um “web1” na frente. É possível desativar o uso dos prefixos através da opção “Management > System Config > Settings > ISP Manager > User Prefix” (no painel de administrador):

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O padrão é “web[WEBID]”, o que faz com que o ISPConfig use o “web” seguido pelo número do site como prefixo. Deixando o campo em branco o sistema permite que os usuários usem os nomes que quiserem, desde que eles já não estejam sendo usados por outros usuários do mesmo servidor.

Voltando ao tema inicial, depois de cadastrar o login de acesso, o usuário pode dar upload dos arquivos do site via FTP da forma usual. Os arquivos referentes ao site vão para uma sub-pasta do diretório “/var/www”, como em “/var/www/web1” e o usuário tem seu acesso automaticamente restrito a ela. Dentro da pasta, os arquivos do site vão no diretório “web”:

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Continuando, na aba “Tools” está disponível um utilitário de backup, que permite salvar todos os dados do site, incluindo a configuração da conta, arquivos e o conteúdo das bases de dados. A cópia é feita via FTP (é necessário ter acesso a um servidor externo), o que permite copiar os dados diretamente de um servidor para outro:

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Assim como no caso da interface principal, a opção de deixar a interface de usuário em português está disponível na opção “Tools > General > Change Language”.

Na aba “Help” está disponível um sistema de tickets de suporte, onde o usuário pode abrir chamados de suporte, que aparecem na aba “Help” da sua interface de administrador. Aqui temos um screenshot da interface, já configurada para o português:

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