Ativando o suporte a quotas

Se você pretende oferecer planos de hospedagem compartilhada, é fortemente recomendável que você ative o suporte a quotas de disco, já que sem elas você não tem como limitar o espaço usado por cada usuário. Os passos são
os mesmos que vimos anteriormente, com exceção de que agora você não precisa ajustar as quotas usando o webmin ou o edquota, já que o próprio ISPConfig permite definir os limites.

Comece carregando o “quota_v2”, usando o comando “modprobe quota_v2” e adicione a linha “quota_v2” no final do arquivo “/etc/modules” para que o módulo passe a ser carregado automaticamente durante o boot.

Em seguida, edite o arquivo “/etc/fstab”, adicionando as opções “usrquota,grpquota” na configuração da partição onde serão aplicadas as quotas, como em:

/dev/hda2 /var/www ext3 defaults,usrquota,grpquota 0 2

Crie em seguida os arquivos “aquota.user” e “aquota.group” no diretório raiz da partição e ajuste as permissões de acesso, como em:

# cd /var/www
# touch aquota.user
# chmod 600 aquota.user
# touch aquota.group
# chmod 600 aquota.group

Reinicie o servidor (ou remonte a partição) para que a configuração entre em vigor e termine o serviço usando os comandos:

# quotacheck -avugm
# quotaon -avug

A partir daí, o restante da configuração pode ser feita através do próprio ISPConfig.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X