Em tutoriais e artigos anteriores publicados aqui no site, mostrei como configurar servidores web, servidores de e-mail, DNS e outros serviços que são utilizados em serviços de hospedagem.
Dominar a configuração manual dos serviços é um pré-requisito básico para qualquer administrador de redes, já que permite entender mais profundamente como cada um funciona, oferecendo melhores possibilidades de otimização e personalização e permitindo que você seja capaz de solucionar problemas. Entretanto, em servidores que hospedam um grande volume de sites e atendem a um grande volume de usuários, uma ferramenta que automatize a configuração pode ser bastante útil, economizando várias horas de trabalho.
Chegamos então ao ISPConfig, um utilitário de administração via web que oferece a possibilidade de administrar o Apache, Bind, Proftpd, MySQL, Postfix e outros serviços através de uma interface centralizada. Ele se propõe a ser uma ferramenta completa para gerenciamento de servidores de shared-hosting, similar ao cPanel, mas com a vantagem de ser aberto (disponibilizado dentro da licença BSD) e gratuito, sem limitações com relação a modificações ou a uso para fins comerciais.
Com alguns servidores dedicados e o ISPConfig, você pode muito bem abrir sua própria empresa de hospedagem. Ele oferece interfaces de administração separadas para administradores (acesso completo), revendedores (que podem criar novas contas, sem alterar as configurações administrativas), webmasters (que podem criar contas de e-mail, ter acesso às estatísticas de acesso e assim por diante) e usuários finais, que tem acesso apenas às suas contas de e-mail:
Tela inicial do ISPConfig
A maior vantagem do ISPConfig é que ele trabalha diretamente com os daemons referentes a cada serviço, o que permite que ele trabalhe em qualquer distribuição que inclua versões suportadas dos serviços. Isso permite que você o utilize sobre o Debian, CentOS, Ubuntu, ou outra distribuição de sua escolha.
Deixe seu comentário