Para ilustrar melhor como pode ser fácil configurar uma rede, vamos a um exemplo rápido de como configurar uma rede entre dois micros, sem precisar nem mesmo usar um hub. Você pode usar esta dica sempre que precisar de uma forma rápida para transferir alguns arquivos, jogar uma partida de Warcraft 3, compartilhar temporariamente a conexão do seu amigo com o seu notebook e assim por diante.
A forma mais rápida de criar uma rede entre dois micros de forma rápida e barata é usar um cabo cross-over.
Os cabos de rede “normais” são chamados de cabos retos ou “straight”. Eles são chamados de retos simplesmente porque usam o mesmo padrão nos dois lados do cabo. Ou seja, o fio crimpado no primeiro pino do lado A vai ser crimpado também no primeiro pino do lado B e assim por diante. Os dois lados do cabo são iguais.
Os cabos cruzados, ou cross-over, possuem a posição de dois dos pares trocadas em uma das pontas. Essa combinação permite que dois micros conversem diretamente, sem precisar de um hub. Você simplesmente liga o cabo e tem uma rede instantânea entre os dois.
Você pode comprar cabos em qualquer loja de informática que se preze, mas se você é da época em que homens eram homens e crimpavam seus próprios cabos, a pinagem de um cabo cross é a seguinte:
Lado A:
1- Branco com Laranja
2- Laranja
3- Branco com Verde
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Verde
7- Branco com Marrom
8- Marrom
Lado B:
1- Branco com Verde
2- Verde
3- Branco com Laranja
4- Azul
5- Branco com Azul
6- Laranja
7- Branco com Marrom
8- Marrom
Os cabos são encaixados nesta ordem, com a trava do conector virada para baixo, como no diagrama:
Com os dois micros ligados, falta apenas configurar o IP em ambos para que eles comecem a conversar. Já vimos rapidamente como configurar os endereços da rede no Kurumin. Vamos ver agora como fazê-lo no outro sistema e em outras distribuições Linux.
No Windows XP, você configura a rede no Painel de Controle > Conexões de Rede. Clique com o botão direito sobre o “Conexão local” e acesse as propriedades do Protocolo TCP/IP. Configure os dois micros usando endereços IP diferentes, como “192.168.0.1” e “192.168.0.2”, por exemplo, e use a máscara “255.255.255.0” em ambos. O Gateway e o DNS são necessários apenas para acessar a internet, não para fazer uma rede simples entre dois micros.
No Linux é mais simples, pois você pode configurar o IP e ativar a rede, independentemente da distribuição usada, com um único comando, como em:
(como root)
A menos que você tenha mais de uma placa de rede, sua placa cabeada será sempre a eth0. O “192.168.0.1” é o IP que está sendo atribuído e o “up” conclui o comando, dizendo que a placa deve ser ativada imediatamente. Agora você só precisa ativar o segundo micro, configurando-o com um IP diferente, como em:
Lembre-se de que tanto no Linux, quanto no Windows, você pode usar o comando “ping” para testar a conectividade entre os dois micros (ele não funciona se você estiver usando firewall). Abra o terminal (ou o prompt do DOS, no caso do Windows) e consulte o outro micro, como em:
Uma forma rápida e fácil de transferir arquivos entre duas máquinas Linux é ativar o servidor SSH (no Kurumin você pode ativá-lo no Iniciar > Redes e Acesso Remoto > SSH) na máquina que fará papel de servidor e usar o “fish://” do Konqueror na máquina que ficará como cliente. Abra uma janela do Konqueror na segunda máquina e, na barra de endereços, digite:
fish://usuario@192.168.0.1
Aqui, o “usuário” é um login da outra máquina e o “192.168.0.1” é o IP. Ele vai pedir a senha da conta. A partir daí o gerenciador passa a mostrar os arquivos da outra máquina e você pode transferir simplesmente arrastando-os de uma janela para a outra:
Deixe seu comentário