Configurações iniciais

Provavelmente seu novo sistema já está instalado e você uma tela parecida com esta aqui.

index_html_e1746c4

Logado seu usuário, você verá um “splash screen” como este. Criativo não ? Interessante ao menos. Também é bem legal o esquema de som do Mandriva em KDE já pré-configurado.

index_html_7ccff5b8

Esta é a tela do Mandriva com o Menu de Aplicativos acionado e o Gerenciador de Arquivos também, com o Metabar já pré-configurado.

index_html_72ea37e8

Como é possível observar, o Menu é presentado de forma sucinta e prática, tendo como “novidade” uma aba para “Instalar e Remover Software”, tal qual no Gnome.

Clicando neste atalho você vai direto para o Gerenciador de Software do Mandriva (mcc), que está no Centro de Controle, que está contido no Menu de Ferramentas -> Ferramentas de Sistema. Nele você pode instalar ou desinstalar pacotes e suas dependências pelo modo gráfico, sem se preocupar ainda com comandos. É só escolher o Grupo de Programas ou o nome do software a ser instalado mas a descrição e selecionar para instalá-los. index_html_5caa70ef

No site do Guia do Hardware tem um artigo do Júlio César B. Monqueiro https://www.hardware.com.br/artigos/repositorios-mandriva-free-2007/ que explica como configurar não só os pacotes mas como também configurar os repositórios dos programas a serem instalados no seu computador.

Uma das configurações de minha preferência pela praticidade é o do site http://easyurpmi.zarb.org/ , que indica passo-a-passo (3 passos) a configuração dos repositórios para o Mandriva de seu sistema, para que quando desejar instalar qualquer programa destes repositórios contidos, sua instalação ser mais prática e atual possível. index_html_1adb8664

O melhor é que você pode configurá-lo para o português brasileiro.

Dica: O Mandriva já conta com vários codecs para multimídia, graças ao acordo com a empresa Fluendo.

Mas pelo que pude observar, deve-se já deixar preparado os pacotes libdvdcss, win32codecs e o lame – codificador mp3 (todos com pacotes em RPM o que facilita a instalação). Fazendo isto, estas dependências do Kaffeine ser resolvem, e também a execução destes arquivos de multimídia.

index_html_30f876be

Bem, continuando no Centro de Controle do Mandriva (mcc) Mandriva Control Center , você tem outras importantes configurações, como:

index_html_4a63f915
Hardware

Na qual você pode configurar alguns periféricos como impressoras, scanners e inclusive os efeitos de Desktop 3D, inclusos no Mandriva.

Rede e Internet

index_html_mba5e921

index_html_6081ad17
Gerenciar Serviços de Sistema Pode-se iniciar ou parar serviços, gerenciar data e hora, gerenciar usuários da máquina e outros. index_html_763c10fb

Compartilhamento de Rede

index_html_m2bcbae37

Você acessa seus compartilhamentos com Windows através de Samba ou outros servidores e Linux para Linux.

Discos Locais

Onde você gerencia suas partições do HD bem como os drives de disco e compartilha partições do disco rígido.

index_html_mbc37000

Segurança

Onde você pode de forma bem amigável configurar seu firewall index_html_m330cd062

e por fim,

Inicialização

Onde você configura os temas de abertura e o gerenciador de boot da máquina, se Grub ou Lilo. index_html_m2a6fdbc6

Por fim, uma das mais importantes funções deste painel, é que ele funciona inteiramente através do modo texto. Caso haja algum problema com seu gráfico, você pode abrí-lo em texto como superusuário (root) com o comando (mcc) e configurar o que está errado.

index_html_55c16e30

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X