Instalando o Fedora 8

O Fedora hoje é, juntamente com Ubuntu, openSUSE e Mandriva, uma das distribuições mais usadas no mundo. Entre suas qualidades, destaca-se a robustez, facilidade de uso, estabilidade e atualizações constantes, além de uma ótima performance.

Um trecho da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fedora_Core) resume bem o Fedora:

“Fedora (antigamente chamado Fedora Core) é uma distribuição Linux baseada em pacotes RPM, criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos. Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com OpenOffice.org e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente cada 6 meses tendo como padrão três versões Teste para validação e correção de bugs reportados através do sistema bugzilla do projeto.

A versão 8, apelidada de “Werewolf” e lançada no dia 08 de novembro de 2007, possui assim como várias outras distribuições, um belo instalador gráfico, para PCs com processadores acima de 1GHz e 256 MB de RAM. Para abaixo disso, há uma instalação em modo texto, também amigável, já que possui estrutura e diagramação bem parecidos com o instalador gráfico.

Este instalador g?afico se chama “Anaconda“, e é usado tanto no Fedora quanto nas versões “de caixa” do Red Hat. Além de ser fácil de usar, possui a instalação toda em etapas, permitindo, em quase todas as telas, sempre selecionar opções mais avançadas, além das simples.

Vamos então neste tutorial aprender a instalar o Fedora usando o seu instalador Anaconda, fazendo com que você instale de maneira rápida e eficiente a distribuição, e explorando o máximo de recursos que este programa oferece. Mãos à obra!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X