3. Primitivas

Agora que você já tem uma noção básica do que é desenho vetorial, vamos começar a trabalhar com o Inkscape. Ao abrir o programa você verá a seguinte interface:

m65233ec4

Perceba que ao centro da parte branca há o desenho de uma folha. Ela está no formato A4 (21×29,7 cm), que nada mais é do que aquelas folhas de sulfite as quais compramos nas papelarias. É nessa área branca que faremos os nossos desenhos.

Para começar, vamos criar uma figura bem simples, um quadrado ou retângulo, para tal, vá a parte direita superior e clique no ícone ao qual a flexa ao lado aponta.

m5ee2f57

O retângulo que criaremos parecerá com esse azulzinho aí em baixo:

m5823957f

Para saber como fazer basta olhar na próxima imagem. Os passos serão descritos usando como base a captura de tela anterior.

1) clica no ícone, 2) clica no primeiro canto do retângulo e sem soltar o botão esquerdo do mouse 3) arraste até o seguindo canto do retângulo.

13b104a2

Barbada não? Para que você se familiarize com os comandos e desenvolva a coordenação motora atralada a esse processo, é essencial que repita esse exercício várias vezes. Invista alguns minutos e encha a tela de retângulos como aparece na imagem abaixo:

6fc2bad2

Veja bem, não precisa ficar igual a imagem acima, ela serve apenas como referência. O importante aqui é que você “pegue o jeito” de inserir a figura de modo a fazê-lo sem pensar.

Se você desejar apagar algumas dessas figuras basta clicar no ícone de seleção.

186d89ee

Em seguida clicar na figura a ser apagada e por fim pressionar a tecla del Del.

Se você apagar algo sem querer basta volta a cena. Pode-se fazer isso de dois modos:

1) Indo no menu superior em Editar –> Voltar.

2) Pressionando Crtl e sem soltá-lo pressionar também o Z, o conhecido Crtl+Z.

Existem também os comandos de zoom da cena. Caso você deseje aproximar a tela (mais zoom), pressione a tecla + (mais).

m2e86b56d

Caso deseje afastar a tela (menos zoom), pressione a tecla (menos)

3e5883f0

Caso deseje mover a tela de trabalho sem dar zoom, basta pressionar a roda do mouse e sem soltá-la mover o mouse na direção pretendida.

45c731c8

Quando trabalhamos com figuras primitivas, nesse caso o retângulo, o Inkscape nos permite algum tipo de edição dessas mesmas. Para compreender bem o que pretendo explicar, crie um novo documento indo no menu em Arquivo –> Novo –> Padrão.

Em seguida crie um retângulo usando os passos descritos anteriormente e não faça nada além disso. O que teremos do processo é algo semelhante a essa figura:

585012de

Perceba que temos três figuras que estão posicionadas nos cantos do retângulo. Duas quadradas e uma circular.

m52757980

Essas figuras menores são os manipuladores de transformação do objeto. Vamos tomar como exemplo a figura circular. Se movermos a seta do mouse sobre ela e clicarmos no botão direito do mouse sem soltar

m4211f15a

… e em seguida arrastarmos abaixo ou ao lado, o nosso retângulo ficará com os cantos arredondados!

4d51eaaf

Show não? Experimente fazer o mesmo com as outras figuras. Elas são responsáveis pelo redimensionamento do retângulo. Agora que você aprender a inserir um retângulo não há mais empecilhos para pular as próximas primitivas.

3928ab12

m7438bdc0

Aproveite e antes de pularmos para a próxima matéria divirta-se com o círculo, a estrela e o espiral.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X