2.Vetorial e Bitmap

Nessa oficina você vai aprender um pouco de Inkscape. O Inkscape é um programa para confecção de desenhos vetoriais… vetoriais? Espere um pouco, que diabos é isso?

Pois bem, de que adianta explicar que o Inkscape trabalha com arquivos SVG, que é um programa opensource e etc. se você desconhece o significado de vetorial? Já que temos apenas quatro horas para brincar e aprender, vamos enxugar o conteúdo e trabalhar apenas o essencial. Sobre SVG, opensource, história do Inkscape e cia. ltda. temos a internet para consultas posteriores.

Vamos nos ater inicialmente ao termo Vetorial. É impossível explicar o que ele significa sem compará-lo a uma imagem raster ou bitmap. Com certeza você já ouviu falar de bitmap, a não ser que nunca usou o Pain na sua vida. Se não ouviu vamos lá, bitmap é uma imagem formada por muitos pontinhos chamados pixels. Não entendeu? Então olhe essa imagem abaixo:

5c35a8f2

A princípio nada de interessante, mas se dermos um zoom nela, se nos aproximarmos bastante veja só:

m7bd0eca0

Ela vai ficar quadriculada, ou serrilhada. Esses quadradinhos são os pixels.

535a582b

Agora, vamos dar uma olhada na imagem vetorial:

5c35a8f2

Novamente nada de espantoso, então vamos dar um zoom na imagem e ver o que acontece:

32b389f0

Interessante não? Não ficou serrilhada! Isso aconteceu por que trata-se de uma imagem matemática formada por linhas. Você pode ser aproximar o resto da vida dela que a sua qualidade permanecerá a mesma.

A princípio a diferença entre os dois tipos de imagem é esse:

BitmapImagem formada por quadradinhos chamado pixels. Quando mais se dá zoom, mais se vê esses quadradinhos.

VetorialImagem matemática formada geralmente por linhas, a qualidade é a mesma independente do zoom.

Obviamente essa não é a explicação mais correta ou mesmo mais inteligente, mas é o que você precisa saber por enquanto para diferir bem um tipo do outro.

Depois de saber desse conceito muitas perguntas devem estar pululando em sua cabeça… perguntas do tipo:

Por que existe desenho vetorial?

Por que sendo o vetorial um desenho com qualidade infinita não se usa ele em tudo?

E outras tantas mais. O caso é que o vetorial é muito útil em alguns casos onde se precisa de uma qualidade refinada para se apresentar um tipo de imagem. É o caso de letras, logotipos, desenhos técnicos e para o recorte de adesivos. Já os bitmaps, usa-se largamente em imagens com grande quantidade de cores e detalhes.

Para saber quando se usar um ou outro é necessário alguma experiência e isso você só vai conseguir treinando bastante e se familiarizando com o programa. Então não percamos tempo e vamos mexer nele!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X