Aplicativos

Basicamente os aplicativos de um tablet são relacionados ao consumo de conteúdo. Segue então uma lista dos melhores aplicativos utilizáveis neste tablet, divididos por categorias. Antigamente tínhamos o problema de que eram necessários vários hacks para ativar a Android Market, mas a ROM do lefeudedieu solucionou este problema, oferecendo uma versão funcional do Market.

Sistema

  • Wallpaper settings and save: fundamental para você mudar com qualidade o papel de parede de fundo, as opções padrões de sistema acabam por destruir a qualidade ou redimensionar erroneamente. Lembre-se de que a tela tem 800×480 pixels, por isso acaba sendo uma boa ideia você ajustar um ou dois papéis de parede favoritos para essa resolução, ajustando o que for necessário para que eles caibam perfeitamente na tela.

  • Wifionoff: um gadget que é adicionado á qualquer uma das áreas de trabalho. Com apenas um clique ele liga ou desliga o Wi-Fi, realmente bem prático.

  • File manager: um gerenciador de arquivos superior ao que vem embutido traz mais informações e melhores operações.

  • Cache cleaner: responsável por dar uma limpeza em arquivos de cache que tenham sobrado de múltiplos usos.

  • SetCpu: usado para mudar o clock do processador, instale se tiver vontade de se aprofundar.

Internet

Aqui fica uma dica boa para você consumir “uma linha” das 3 áreas de trabalho que você terá á sua disposição ( você pode aumentar esse numero sem problemas ).

O motivo de eu ter falado sobre “uma linha” é que os aplicativos ficam alinhados em uma matriz de 4×4 e para facilitar o toque e a rolagem entre as áreas de trabalho, eu deixo a ultima linha livre, assim pode-se clicar livremente com o dedo e arrastar para fazer o movimento de rolagem sem risco de clicar por engano em algum programa.

  • Opera mini: de longe o melhor navegador portátil. Os recursos diferentes dele realmente fazem da navegação nos celulares uma atividade muito mais agradável e em um tablet essas facilidades se tornam ainda mais valiosas. Lembre-se de que este tablet é na verdade um “celularzão”. Ele não faz ligações GSM/CDMA, mas em breve você estará fazendo ligações voip. No ACID3 – teste de qualidade ele ficou em 97/100, melhor até do que o Firefox 3.6.8, que uso para escrever este artigo, que ficou em 92/100.

  • Skyfire – uma mão na roda, pois é sempre bom ter um segundo navegador, principalmente no mundo da navegação móvel, sem falar que o Skyfire consegue, de certa forma, tocar vídeos flash, convertendo no servidor principal e enviando para você.

  • Gmail – maravilhosa ferramenta simplificada para leitura e resposta dos e-mails que você receba no Gmail, se você usa outro provedor de e-mail, lembre-se que você pode usar o Gmail para centralizar suas mensagens e acessar todas através deste pequeno aplicativo, que é muito útil mesmo, pois verifica online e lhe informa de maneira discreta que chegou algo novo para você.

  • Facebook / Orkut – Tem a função de uma versão resumida e otimizada das paginas web. Valem o uso pois navegar pelas paginas em si é menos prático quando você conhece e experimenta essas aplicações.

  • MSN Talk – cliente MSN para o Android, funciona como as versões simples de Linux dos clientes MSN, assim é uma ferramenta útil para você contatar alguém pelo MSN, mas não espere se tornar uma central de comunicação ambulante, pois a digitação no teclado on-screen não é tão rápida quando em um teclado convencional

Games

Por não possuir um teclado físico (já sabem sobre o botão central – ele não é um direcional) os jogos devem ser de estilo touch, e para evitar problemas com tempo de resposta, deve-se evitar jogos de ação, não que não seja possível, mas existem outros gêneros de jogos que se encaixam melhor, como os tower defense e os jogos baseados em turnos, como RPG, estratégias e tabuleiros. jogos que usam o acelerômetro precisam ter o mesmo ativado no ícone de configuração do acelerômetro de normal para game mode. vamos á minha lista de indicações:

  • Farm Frenzy Lite Android 1.5: jogo até bem infantil, ideal pra deixar com alguma criança que esteja curiosa sobre o tablet, e útil também na falta do que fazer roda em português e se assemelha muito aos “colheitas felizes” da vida. só que com algumas melhorias pra aprimorar a jogabilidade solo. não possui multiplayer.

  • RoboDefense: melhor tower defense já feito para Android, segundo vários usuários, quem já conhece outros jogos de tower defense sabe o que o espera aqui.

  • EskimoTower: outro tower defense simples, porém divertido.

  • Dungeon Wonders: um RPG do estilo RPG maker, ideal para se tomar um bom tempo.

  • DroidDice: um jogo de dados que usa o acelerômetro, tem opções de todos os dados comuns (2, 4, 6, 8,10, 12, 20 lados) e apesar de não ser obrigatório, pode quebrar um galho na falta de dados para uma partida de cartas.

  • Air Attack: um jogo leve e rápido, no estilo missile defender, bom para manter as pessoas entretidas.

  • Lineup: um jogo do tipo “bejeweled” ele é divertido de se usar, principalmente com um stlyus.

  • Chessfree: um bom jogo de xadrez para os mais chegados.

  • Chekers: o bom e velho jogo de damas, ideal para se usar o tablet a dois.

  • Trap: esse jogo é simples e consiste em ir fechando os espaços até que as bolinhas fiquem presas, se em qualquer momento elas acertarem suas paredes sem que as mesmas estejam prontas, você perde uma vida.

  • Labirynth Full: a Versão 1.3, uma antiga versão, que deu trabalho comprar junto ao fornecedor conhecida como “Labyrinth_Fullv1. 30. apk” funciona perfeitamente nele sem ajustes no acelerômetro, e essa é de longe a aplicação mais “eyecandy” que você pode usar para impressionar as pessoas curiosas, a fluidez do jogo é ótima, mas para isso você deve desativar o 3D, e a vibração, simplesmente porque o dispositivo não possui nenhum dos dois. realmente, jogar o “jogo da bolinha” que ficou famoso no iPhone é uma ótima maneira de fazer as pessoas matarem a curiosidade sobre o tablet. Fica a dica.

Produção

Esta é a área mais delicada, pois é aqui que você pode produzir alguma coisa, em vez de ficar apenas jogando:

  • Thinking space / MindMap Memo: os dois maiores, melhores e únicos aplicativos de mind map para o Android. só quem usa mapas mentais sabe como são uteis de se ter por perto sempre.

  • GenialWriting: um interessante editor de texto, que reconhece o que você escreve com a caneta stylus, é ótimo para tomar anotações, pois você simplesmente sai rabiscando e ele grava como uma prancheta, realmente muito legal.

  • Documents to GO / Office suíte: os pacotes Office chegam ao Android com estilo, até mesmo documentos do Office 2007 são abertos sem problemas aqui, realmente muito bom e fundamentalmente necessário, pois servem para leitura de arquivos .DOC, .XLS , .PPS onde você estiver, podendo até mesmo servir para uma demonstração de Power point improvisada, afinal a tela de 7″ já permite uma boa visualização para um grupo pequeno e próximo, ótimo para “vender um peixe” em uma reunião inesperada em locais imprevistos.

Conteúdo estático (livros, gibis, etc.)

Esta é uma seção especial, pois é aqui que está à verdadeira “cereja do bolo” é neste ponto que você estará realmente se dando bem em termos de praticidade.

  • Android Comic viewer – excelente visualizador de gibis, no formato .CBZ e .CBR. Esses arquivos na verdade são arquivos em formato .zip e .rar respectivamente, tendo suas extensões alteradas, convém revisar com o ComicRack se estátudo ok, em geral é só colocar os arquivos de imagens dentro de uma pasta, devidamente nomeados para ficarem em ordem alfanumérica e depois mudar a extensão para .cbz/.cbr dependendo do formato original. com a enorme quantidade de material (gibis & mangás) distribuídos pela internet não é difícil concluir que é uma opção muito boa a se considerar. outro fator a se considerar é que as editoras que ainda não vendem seus materiais neste formato deixam de economizar na impressão, sendo útil também para os novatos na área usarem como meio de distribuir seus materiais, sem precisar passar pelo caro processo de produção em massa.

  • Vudroid: um visualizador PDF comum, o próprio pacote Ofice citado anteriormente já dá conta de arquivos pdf, mas este é dedicado, sendo útil para quem ainda não adquiriu uma versão legal dos anteriormente citados pacotes Office, vale salientar que o Vudroid é gratuito.

  • CadreBible – única versão na Android Store que possui a versão brasileira da bíblia. Todas as outras não possuem, o que leva a equívocos sobre a disponibilidade deste material no Android.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X