Soluções de problemas e atualizações

Discos de inicialização

O Windows XP não vem com discos de inicialização (boot), atrapalhando um pouco a vida de quem não tem como dar boot pelo CD. Pensando nisso, a Microsoft liberou ferramentas de criação dos discos (em inglês). Para baixá-los, clique no link correspondente à sua versão do Windows:

Backup das configurações do Gerenciador de Inicialização em sistemas com dual boot

Se você tem, por exemplo, o Windows XP e Windows 98 instalados no mesmo micro, certamente tem um gerenciador de inicialização ativo, instalado pelo próprio Windows XP. Bem, se a unidade C: for formatada, independentemente de qual Windows está instalado nela, as configurações de inicialização múltipla serão perdidas. Para ter como recuperar estas informações, é possível criar um Disco de Recuperação de Emergência (ERD). Siga estas etapas:

Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Backup. Pule o assistente (se for a primeira vez que usa a ferramenta Backup). Depois, na tela inicial, clique no botão “Assistente de Backup (Avançado)”. Na tela seguinte, clique em Avançar, quando perguntar do que deseja que seja feito backup, selecione “Apenas arquivos de estado do sistema“. Prepare um ou dois disquetes, e vá seguindo as etapas indicadas pelo assistente.

Dispense nova ativação após reinstalação do Windows XP

Se você instalou e ativou seu Windows XP, se precisar formatar e reinstalá-lo terá de ativá-lo novamente. No entanto, esta etapa pode ser dispensada com a simples cópia (backup) de um arquivo: WPA.DBL, localizado em windows\system32. Antes de formatar, copie o arquivo para um disquete ou outro local, e após a nova instalação, copie-o novamente para a pasta windows\system32. Deste modo não será preciso ativar seu WinXP outra vez – ao copiar o arquivo de volta à pasta, ele estará ativado automaticamente.

Windows Update – versões corporativas

Se deseja fazer o download das atualizações disponíveis para o Windows XP através do Windows Update, mas quer instalá-las posteriormente, é preciso ir à página do Windows Update para versões corporativas. Os links seguem abaixo:

Windows XP, Português-BR

http://v4.windowsupdate.microsoft.com/ptbr/default.asp?corporate=true

Windows XP, Inglês

http://v4.windowsupdate.microsoft.com/en/default.asp?corporate=true

Unidades de CD que “desaparecem”

Em alguns casos, as unidades de CD (CD-ROM, CD-RW, DVD) simplesmente “desaparecem” do Windows Explorer. Isto pode ter várias causas, mas normalmente está associado aos softwares Nero, CloneCD, CDRWin e MusicMatch JukeBox. Se você tem instalados, por exemplo, o CloneCD e o Nero na mesma máquina, provavelmente suas unidades de CD devem ter desaparecido. Para resolver este problema, há algumas alternativas:

  • Solução 1:

Desinstale os softwares envolvidos (Nero, CloneCD, CDRWin, MusicMatch Jukebox) e reinicie o micro. Instale-os novamente, sendo que o Nero deve ser o primeiro. Reinicie, instale o próximo, reinicie, e assim por diante. Seus ícones de CD continuarão em ordem.

  • Solução 2:

Copie o arquivo WNASPI32.DLL da pasta onde está instalado o Nero para a pasta de instalação do CDRWIN, abra o CDRWIN e nas configurações onde se seleciona seu driver ASPI, configure para o WNASPI32.DLL. Reinicie e veja o resultado (com esta dica não é preciso desinstalar nada).

  • Solução 3:

Esta envolve a alteração do registro. Há uma aparente incompatibilidade entre os drivers ATAPI da Adaptec (embutidos no Windows 2000/XP) e os instalados por softwares de terceiros. Se os drivers da Adaptec forem alterados ou removidos, as unidades de CD desaparecerão. Para resolver isto, abra o editor de registro (Iniciar > Executar > regedit), localize e apague as dependências das seguintes chaves (não esqueça de fazer um backup do registro antes):

Importante: não apague a chave {4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} inteira!

HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/Control/Set/001/Control/Class/{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}

HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/Control/Set002/Control/Class/{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}

HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/Current/Control/Set/Control/Class/{4D36E965-E325-11C E-BFC1-08002BE10318}

Feche o editor, reinicie o micro. Seus drives de CD deverão estar visíveis novamente.

Atente para o fato de que são soluções diferentes para causas diferentes; uma pode dar certo para alguns e outras não.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X