O Google Earth é um programa bem conhecido para quem deseja explorar todos os cantos do planeta Terra. Mas você sabia que o Google também possui algo semelhante para explorar Marte?
Não é bem um programa com o mesmo nível de detalhes do Google Earth, mas é uma página na internet onde você pode ver alguns detalhes da superfície do planeta vermelho. Neste tutorial irei explicar um pouco mais sobre o Google Mars e como você pode acessá-lo. Então vem comigo!
Google Mars
Como expliquei, o Google Mars não é tão completo e nem exibe tantos detalhes como o Google Earth. Mas se você tem curiosidade para saber como é o planeta vermelho, lá dá pra ver algumas partes dele.
O Google Mars foi feito em parceria com pesquisadores da Nasa. Ainda não dá para ver o planeta completo, mas a tendência é que novos locais e novas funcionalidades sejam adicionadas aos poucos. Mesmo com poucas funcionalidades, já dá pra ter uma ideia de como é o nosso vizinho.
Modos de exibição
No Google Mars podemos visualizar a superfície do planeta de 3 maneiras: Elevação, Visível e Infravermelho.
Elevação
No modo de exibição Elevação vemos a superfície do planeta vermelho em relevos. O mapa ganha várias cores para indicar a altitude. No canto inferior esquerdo temos um indicador de altitude, mostrando qual a altitude que cada cor representa. Assim podemos estimar qual a altura dos montes e morros, bem como das depressões.
Esse mapa de relevo foi criado pelo Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA). Trata-se de um instrumento especificamente usado para criar mapas topográficos de alguma região. Esse instrumento foi instalado na Mars Global Surveyor, que é uma sonda espacial que orbitou Marte entre os anos de 1996 e 2006, colhendo inúmeros dados da superfície marciana.
Visível
No modo de exibição Visível nós vemos a superfície do planeta vermelho como ela realmente é. Mas aqui os desenvolvedores decidiram colocar a cor cinza pois, segundo eles, com essa cor você consegue ver mais detalhes. Eu acho meio decepcionante, pois na minha cabeça a superfície de Marte já é vermelha.
Essas imagens também foram obtidas pela sonda Mars Global Surveyor, mas usando um instrumento chamado Mars Orbiter Camera (MOC).
Infravermelho
Esse modo de exibição é autoexplicativo. Aqui nós vemos imagens em infravermelho, que foram feitas pela Mars Odyssey, que é uma nave que está orbitando Marte há 2 décadas. Ela possui um equipamento chamado Thermal Emission Imaging System (THEMIS), que é o responsável por fazer essas imagens em infravermelho.
Esse mapa mostra a temperatura de cada uma das partes através das cores. O cinza claro representa as temperaturas mais altas. Já o cinza escuro são as áreas com temperaturas mais baixas. Você verá também pequenas áreas douradas, que são partes da imagem em alta resolução para exibir mais detalhes do solo.
Como acessar o Google Mars?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que o Google Mars está somente em inglês. Mas não se preocupe muito com isso, pois toda a interface é intuitiva e você terá poucos problemas para navegar nela.
No canto superior esquerdo você verá links que exibem diversos itens do planeta, tais como montanhas, cânions, crateras, dunas e assim por diante. Siga o seguinte passo a passo:
- Passo 1. Com o seu navegador aberto vá até a página google.com/mars.
- Passo 2. Ao entrar na página você verá, no canto superior esquerdo do mapa, as 3 formas de visualização sobre as quais falamos acima. Escolha qualquer uma delas.
- Passo 3. Com o mouse ou fazendo o movimento de pinça na tela do celular você pode aumentar ou diminuir o zoom no mapa do planeta vermelho.
E é isso! Viu como é simples explorar com todo o conforto do mundo a superfície do planeta vermelho? Só não espere ver seres verdinhos e com o cabeção andando por lá.
Deixe seu comentário