Shining Bolt

Caros,

Nesta parte vamos visitar o conceito de inversão coloral aplicado ao plano abstrato, seu uso se da principalmente na construção de objetos bi-colores a partir de corpo único.

Comecemos criando uma pequena composição simétrica feita apenas com um único pincel aplicado em camadas espelhadas:

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Agora combine as camadas visíveis e duplique a resultante, feito isso inverta as cores da nova camada resultante deste processo:

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Feito isso, mova ligeiramente a camada que sofreu a ultima ação:

theshine3

Agora aplique o efeito de camada denominado “Multiplicar” sobre esta camada e veja oque acontece=]:

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Note que os trechos que não fazem interseção entre as duas camadas serão descartados do nosso trabalho, isto se faz de maneira simples e prática através do uso da ferramenta de corte bastando para isso selecionar a área coberta pela junção das duas camadas do trabalho:

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Agora inverta as cores da segunda camada novamente, isto irá realçar as ranhuras:

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Agora, aplique o efeito de camada denominado “Diferença” sobre esta camada:

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Feito isso vamos adicionar um toque de luz ao nosso trabalho antes mesmo de adicionar as cores, para isso vamos desfocar um pouco esta camada fazendo uso do filtro denominado “Desfocagem Gaussiana” cujo caminho pode ser visto abaixo:

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Aqui basta dar valoração acima de 25 aos parâmetros do filtro para que as ranhuras sem foco fiquem visíveis por baixo da imagem uniforme formando o efeito de profundidade indireta:

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Eis o que temos:

Repare que o efeito de profundidade nos deu luz progressiva por baixo da imagem, exatamente como planejado:

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Chegou a hora de definir as cores finais do trabalho =]:

Para uma uma imagem em duas cores distintas ou mais, uma boa maneira de separação é trabalhar as cores de cada camada separadamente, ou seja, sem unifica-las =], de resto vamos deixar o trabalho sujo para o nosso velho conhecido filtro denominado “Mapeamento Alien“=]:

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Como única recomendação de configuração coloral recomendo trabalhar com valoração mediana a fase da luminosidade, assim as bordas da camada vigente (mais nova no caso do exemplo) irá se sobressair, ainda falando sobre o exemplo apenas uma das camadas passou pela ação do filtro:

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Após o filtro fazer o seu trabalho nós temos isto: Repare que o “split-off” de pixel s fez com que a imagem adquirisse duas cores sem a necessidade de aplicar o filtro sobre as duas camadas=]:

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E assim ficou o exemplo do dia

theshinefini

Então hoje nós vimos como executar e trabalhar com o princípio de inversão coloral em plano abstrato =].

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Ah sim, quase esqueci, deixei uma palavra escondida na imagem acima, cabe a vocês descobrirem o que eu escrevi =]

Guilherme Razgriz é diretor de arte desde 2003 o mesmo utiliza apenas ferramentas livres em suas tarefas diárias, seja na criação de uma complexa peça como uma empena com tipografia exótica ou ainda redigindo um simples documento interno. Participante ativo de diversos projetos da comunidade Razgriz é autor de vastíssima documentação especializada em direção de arte com software livre sendo hoje o blog “El Diablo Criativo*(http://razgrizbox.wordpress.com)” a fonte mais vasta em documentação avançada que se pode encontrar em português na web sobre o segmento. Razgriz também ministra desde 2005 palestras e mini cursos sobre computação gráfica e direção de arte com software livre, afim de que a própria comunidade deixe de pensar nessa ramificação como uma alternativa a outras soluções pagas, mas sim como uma solução tão boa ou se não superior em diversos quesitos. Ele considera que o software nada mais é do que uma extensão das nossas capacidades mentais e motoras, e que a grande vantagem do software livre é que não existem restrições quanto as possibilidades de tais benefícios.

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