Configuração inicial

O restante da configuração é feita através da interface web, acessada usando o endereço definido na configuração do servidor, como em “http://192.168.1.251”. O login default é “admin” e a senha “freenas“. Depois de acessar pela primeira vez, aproveite para trocar a senha de acesso, que é definida através da opção “System > General > Password“.

Inicialmente, nenhuma partição será acessada e nenhum compartilhamento ficará disponível para a rede. Para ativar a partição de dados do HD onde o sistema foi instalado, acesse a opção “Disks > Management” da interface e use o botão “+” no canto direito para adicionar o disco:

index_html_295918c9

No menu seguinte, indique o disco que está sendo adicionado (ad0, no exemplo) e deixe a última opção com o valor “Unformated”. Se o NAS vai ficar ligado continuamente, é recomendável ajustar as opções “Hard disk standby time” e “Advanced Power Management”, de forma que o HD seja desligado depois de alguns minutos sem uso, economizando energia. A opção “UDMA mode” deve ficar com o valor “Auto”, a menos que o sistema tenha problemas para acessar o HD. No final, clique em “Add” e em seguida no “Apply changes’:

index_html_679fb3ce

Depois de adicionado o disco, falta adicionar a partição criada pelo instalador. Para isso, acesse a seção “Disks > Mount Point” e use o botão de adicionar.

Na opção “Type” escolha “Disk” e na opção “Disk” escolha o HD que acabou de adicionar na opção anterior (ad0). Na opção “Partition” escolha “2” e na opção “File System” escolha “UFS”. As opções “Name” e “Description” são apenas descritivas, você pode preenchê-las com qualquer valor. Clicando no “add” e em seguida em “Apply changes” a partição de dados fica finalmente disponível para uso:

index_html_5f2840df

Acesse agora a opção “Access > Users and Groups” e crie pelo menos um grupo e um usuário para acesso. É preciso criar primeiro o grupo e em seguida criar o usuário.

A opção “Full Shell” permite que o usuário tenha acesso ao terminal de comando caso se logue no servidor via SSH. A idéia do FreeNAS é que você possa fazer toda a configuração via navegador mas, de qualquer forma, o shell está disponível para quem quiser modificar o sistema. Deixe a opção “Home directory” em branco para que seja usado o diretório “/mnt” (onde são montadas todas as partições), já que a idéia é justamente criar compartilhamentos envolvendo as partições de dados:

index_html_m75bbd6ee

Os usuários criados aqui são para acesso aos compartilhamentos de rede, sem relação com a senha usada para acessar a interface de administração.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X