Configurando um NAS doméstico com o FreeNAS

Por: Julio Cesar Bessa Monqueiro

Usar um servidor Linux garante um bom nível de flexibilidade, pois você pode adicionar um grande volume de funções na mesma máquina. Um único servidor pode compartilhar a conexão, rodar um proxy transparente, rodar o servidor DHCP, compartilhar arquivos e impressoras e o que mais a imaginação mandar.

Entretanto, se você quer apenas um servidor de arquivos com suporte a vários discos em RAID e uma interface de administração via web, assim como um NAS comercial, você pode experimentar o FreeNAS, que desempenha a função de forma incrivelmente competente e pode ser configurado em poucos minutos.

Ele suporta o uso de RAID, compartilhamentos via CIFS (Samba), FTP, NFS e SFTP, além de oferecer um grande volume de recursos de gerenciamento, centralizados em uma interface web, que pode ser acessada a partir de qualquer PC da rede.

Você pode baixar o FreeNAS no: http://www.freenas.org

Na página estão disponíveis duas versões: O “FreeNAS Live CD” é a versão “padrão”, onde você grava o arquivo .iso em um CD-ROM e faz a instalação através dele, enquanto as “FreeNAS Images” são imagens binárias, que podem ser gravadas diretamente em um HD ou em um cartão de memória flash.

O FreeNAS não é uma distribuição Linux, mas sim uma distribuição do FreeBSD, outro sistema Unix-like, muito usado em servidores. Apesar disso, ele é bastante simples de instalar e de configurar, pois foi desenvolvido em torno da interface de administração via web e de uma combinação de scripts em php e shell.

Ele pode ser instalado em qualquer PC com pelo menos 96 MB de memória RAM e ocupa apenas 32 ou 64 MB de espaço em disco (de acordo com o modo de instalação escolhido). De acordo com o desempenho esperado, você pode até mesmo utilizar um PC antigo que esteja sem uso, adicionando novos HDs até obter o espaço de armazenamento desejado.


Pentium III com três HDs; um bom exemplo de máquina antiga para uso do FreeNAS

Mesmo um Pentium III ou um Celeron com o FreeNAS supera a maioria dos modelos de NASes dedicados em recursos. Você pode comprar 4 HDs de 1 TB, por exemplo, e ter assim um NAS de 4 TB por praticamente o custo dos discos. Caso necessário, você pode usar uma controladora SATA para instalar HDs atuais em um PC que oferece apenas interfaces IDE. Hoje em dia elas são baratas:


Controladora SATA em versão PCI

Sobre o Autor