Como era de se esperar, o Fluxbox não possui suporte por si próprio a ícones no desktop. Entretanto, não desanime: o iDesk pode fazer isso por você. No início pode ser meio chato configurá-lo, mas ele permite uma certa elegância no desktop, além de eliminar a chateação de ver os seus ícones em lugares diferentes do definido na última vez que a sessão foi aberta, afinal até as coordenadas cartesianas (X,Y) do ícone na tela é descrito no arquivo de texto.
A instalação do iDesk pode ser feita a partir do pacote “idesk
” em sua distribuição Linux. No Ubuntu, por exemplo, o comando de instalação deveria ser “sudo apt-get install idesk
“.
Agora, abra com seu editor favorito o arquivo oculto “.ideskrc
“, localizado em seu diretório pessoal, e copie e cole o seguinte conteúdo, personalizando-o, principalmente os campos destinados às cores, à sua maneira:
table Config FontName: sans FontSize: 10 FontColor: #ffffff Locked: false Transparency: 50 Shadow: true ShadowColor: #000000 ShadowX: 1 ShadowY: 2 Bold: false ClickDelay: 100 IconSnap: true SnapWidth: 55 SnapHeight: 100 SnapOrigin: BottomRight SnapShadow: true SnapShadowTrans: 200 CaptionOnHover: false end table Actions Lock: control right doubleClk Reload: middle doubleClk Drag: left hold EndDrag: left singleClk Execute[0]: left doubleClk Execute[1]: right doubleClk end
Chegamos então a outro ponto importante: a criação dos ícones. Eles ficam armazenados na pasta “.idesktop”, também localizado na pasta do usuário.
Se não tiver ainda esta pasta, crie-a com um:
$ mkdir .idesktop
Vamos então exemplificar com a criação de um ícone do Firefox. Localize seu ícone na pasta /usr/share/icons, princípio um “firefox.png”, copie-o e cole-o na pasta .idesktop. Depois, com seu editor de textos, crie o arquivo “firefox.lnk”, e insira nele o conteúdo:
table Icon Caption: Firefox Icon: .idesktop/firefox.png X: 644 Y: 650 Command[0]: firefox end
Note que o caminho descrito em “Icon” é o relativo ao ícone gráfico do atalho, “X” e “Y” a posição em pixels, e em “Command” o comando a ser executado. Não se desespere: uma vez no desktop, o ícone pode ser arrastado para onde você quiser, e o iDesk atualizará automaticamente a posição X,Y do arquivo respectivo ao atalho. A entrada “Caption” é o texto que fica abaixo do ícone gráfico.
Deixe seu comentário