Synaptic e Yumex

Uma solução popular é instalar o Synaptic, que está disponível nos repositórios do Fedora e pode ser instalado rapidamente usando o “yum install synaptic” ou a busca do PackageKit. Diferente da versão usada no Ubuntu (que trabalha em conjunto com o apt-get), o pacote para o Fedora vem pré-configurado para trabalhar junto ao apt-rpm, que é a versão do apt adaptada para trabalhar em conjunto com o Fedora e outras distribuições da família Red Hat.

Uma vez instalado, além do ícone para o Synaptic no “Aplicativos > Sistema” você ganha a possibilidade de instalar e remover pacotes usando o apt-get, com os tradicionais “apt-get update”, “apt-get install” e “apt-get remove”, como no Debian.

A principal observação é que ao usar o Synaptic você deixa de usar o PackageKit e o yum, passando a utilizar o apt-rpm como gerenciador de pacotes. Embora ele funcione perfeitamente bem, o uso dele em conjunto com o Fedora é menos testado, o que, em algumas situações, pode levar a problemas inesperados.

Isso nos leva ao Yumex (Yum Extender) que serve como uma terceira opção. Ele é também bastante simples de usar e mantém o uso do yum, mas oferece mais opções que o gpk-application, exibindo mais informações e permitindo que você tenha um controle maior sobre a instalação:

2f299c04

Ele também está disponível no repositório principal e pode ser instalado diretamente, como em:

# yum install yumex

Agora que foram feitas as devidas apresentações, vou falar um pouco sobre o yum, que, similarmente ao que temos no apt e no urpmi, também pode ser usado diretamente via linha de comando, servindo como uma forma rápida de administrar o sistema, sem precisar das interfaces.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X