Overclock

Apesar do desempenho por ciclo de clock não ser tão competitivo quanto muitos esperavam, o Bulldozer oferecer uma boa margem de overclock, fruto do pipeline mais longo e das outras opções de design da AMD com o objetivo de permitir que o processador atingisse frequências mais elevadas.

Os processadores da série FX são vendidos com o multiplicador destravado, o que torna o overclock muito simples, permitindo que você teste livremente diferentes combinações de multiplicadores e frequências base. Ao contrário do que tínhamos antigamente, você sequer precisa ir para o Setup, já que pode fazer tudo usando o próprio AMD overdrive.

A principal questão é que o Bulldozer possui uma dissipação térmica já bastante elevada nas frequências default, por isso para fazer um overclock significativo você vai precisar quase sempre investir em um cooler mais parrudo, que seja capaz de dissipar 150 watts ou mais de calor.

O FX-4170 é um processador popular para overclock, já que é um modelo relativamente barato, que opera com apenas dois módulos ativos e inclui processadores selecionados exatamente por suportarem altas frequências de operação. Com ele, não é difícil atingir 4.9 ou mesmo 5.0 GHz usando um bom cooler, com o desempenho acompanhando bem o aumento na frequência.

No caso do FX-8150, os quatro módulos ativos colocam um stress ainda maior sobre o cooler, tornando-o um componente ainda bem mais fundamental para o sucesso. Um bom cooler pode levá-lo até a casa dos 4.5 a 4.6 GHz com todos os quatro núcleos ativos, ou a até 5.0 GHz (como no caso do FX-4170) com apenas dois núcleos ativos ou nos momentos em que o turbo é ativado. Em ambos os casos, a tensão ideal fica em torno dos 1.4125V, pois tensões mais altas do que isso acabam sendo contra-produtivas, já que acentuam demais a questão da dissipação.

Estes limites de 4.5 a 4.6 GHz com 4 módulos ativos, e 4.9 a 5.0 GHz com apenas dois módulos se aplicam ao usar coolers a ar. Usando um water-cooler o problema do resfriamento bastante amenizado e não é muito difícil chegar aos 5.0 GHz mesmo mantendo todos os núcleos ativos. Nesse caso, você pode arriscar testar tensões mais altas, de até 1.45V.

Aproveitando a margem de overclock do chip, a AMD lançou uma versão com um water-cooler, voltada para o público entusiasta, além de ter conseguido atingir uma frequência de 8.429 GHz com o FX-8150 (usando hélio líquido e com três dos núcleos desativados) em um evento para a imprensa em agosto de 2012, o recorde de frequência para um processador até então.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X