SliTaz

O SliTaz e é outra distribuição minimalista, desenvolvida com o objetivo de ser um sistema bem acabado, pronto para ser usado mesmo pelos usuários mais leigos. A página do projeto é a: http://www.slitaz.org/

26693940

Como pode ver no screenshot, o SliTaz oferece um desktop completo, incluindo o Firefox e um punhado de aplicativos GTK, com direito a um conjunto bastante completo de ferramentas de configuração, tudo isso em uma imagem de apenas 29 MB, que roda com um bom desempenho em máquinas com 256 MB de RAM.

Assim como outras distribuições Live CD, ele suporta um conjunto de opções de boot, incluindo tanto as opções para o kernel, quanto opções próprias, destinadas a alterar o comportamento do sistema. Você pode ver uma lista pressionando a tecla F6 na tela de boot. Usando a opção “slitaz home=sda2”, por exemplo, você orienta o sistema a utilizar a partição especificada (que deve obrigatoriamente ter sido formatada em EXT3) como home, salvando os arquivos e configurações.

O gerenciador de janelas default (na versão 2.0) é o OpenBox (http://icculus.org/openbox), um gerenciador bastante competente, que lembra um pouco o XFCE, mas se destaca por ser incrivelmente leve e rápido.

Durante o boot, ele exibe um conjunto de menus em texto, perguntando a linguagem, o layout do teclado e a resolução do vídeo. Um dos destaques é que ele oferece um excelente suporte ao português, incluindo traduções para os manuais disponíveis no site. Durante o boot, o sistema configura a rede via DHCP e detecta automaticamente a placa de som, oferecendo um desktop minimalista bastante funcional.

A rede pode ser configurada através do “Netbox Manager” (netbox), um gerenciador gráfico que fica ativo ao lado do relógio. Ele inclui também um atalho para o “Wireless Manager” (wifibox), que permite configurar redes wireless.

O SliTaz oferece um suporte bastante completo a placas wireless (principalmente se levarmos em conta o fato de ele ser uma distribuição minimalista), mas existe uma observação importante: para a maioria das placas é necessário primeiro baixar o firmware correspondente na aba “Drivers” do Wireless Manager. Para uma placa Intel PRO/Wireless 3945, por exemplo, você baixaria o “iwlwifi-3945-firmware”:

57b1dcd4

Está disponível também a opção para ativar a placa usando o Ndiswrapper, através do “Install Windows Drivers”.

Uma vez que a conexão estiver ativa, você pode usar o gerenciador de pacotes para instalar outros aplicativos desejados. Use o “Recharge lists” e, em seguida, o “List” para ver a lista dos pacotes disponíveis. Para assistir vídeos, por exemplo, você instalaria o “mplayer” e o “mplayer-codecs”.

3aff71b4

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X