O Slax é uma mini-distribuição baseada no Slackware, que permite fuçar e testar e fuçar sem precisar instalar e passar pela etapa inicial de configuração. Embora seja um live-CD, o Slax pode ser facilmente personalizado, o que faz com que ele seja também uma boa opção de mini-distribuição de bolso. A página oficial é a http://www.slax.org/.
Um dos grandes atrativos do Slax é ser um sistema bem simples e limpo, com poucos programas instalados por padrão. Ele é baseado nos pacotes da versão corrente do Slackware: o Slax 6.0.9, por exemplo, é baseado no Slackware 12.2 e utiliza o KDE 3.5.10 como ambiente default.
Como não poderia ser diferente em uma distribuição minimalista, o conjunto inicial de aplicativos do Slax é bastante espartano, centralizado em aplicativos do KDE. O método primário para instalar novos softwares é o “Slax Module Manager”, um gerenciador de módulos que permite incrementar o sistema com módulos adicionais, que você pode baixar no: http://www.slax.org/modules.php
A instalação não poderia ser mais simples, basta baixar os pacotes desejados e instalá-los usando o gerenciador:
Para ativar o suporte ao português, por exemplo, você precisa apenas instalar o módulo “KDE PT-BR”, disponível na categoria de internacionalização e alterar a linguagem dentro do Centro de Controle do KDE.
Os módulos utilizam um sistema engenhoso, que permite que eles sejam usados para criar live-CDs personalizados. Cada módulo é uma imagem compactada em LZMA, que pode ser acessada diretamente pelo sistema, diferente de um pacote tradicional, cujos arquivos seriam descompactados e copiados para uma pasta específica.
Quando você instala um módulo com o sistema rodando a partir do live-CD, o sistema simplesmente o copia para a pasta “/mnt/live” e monta a imagem do módulo usando o AuFS, tirando proveito do recurso de montagem de múltiplas imagens suportado pelo sistema de arquivos. Isso permite que os arquivos dentro da imagem fiquem acessíveis e o software possa ser usado diretamente, sem precisar de uma instalação tradicional.
Deixe seu comentário