O Lenny não ativa o NTFS-3g por default, mesmo que você tenha partições NTFS do Windows no HD. Para ativar o suporte a escrita, você deve instalar o pacote usando o apt e alterar a linha referente à partição no “/etc/fstab” para que ele seja usado.
Felizmente, isso é bastante simples; o primeiro passo é instalar o pacote, como em:
Em seguida, abra o arquivo “/etc/fstab” e adicione uma nova linha para a partição do Windows, especificando o uso do NTFS-3g:
Não se esqueça de criar a pasta de montagem usando o mkdir (“mkdir /mnt/windows”), já que o mount não é capaz de criá-la automaticamente.
Como de praxe, você pode também montar a partição manualmente, basta especificar o “ntfs-3g” como sistema de arquivos no comando do mount, como em:
… ou, simplesmente:
O default nas versões recentes do NTFS-3g é montar as partições do Windows com permissão de leitura e escrita para todos os usuários do sistema, o que é um comportamento desejável em um desktop (já que simplifica a configuração), mas pode ser bastante
perigoso caso você mantenha o SSH, NFS, Samba ou qualquer outro servidor ativo, já que qualquer um que tenha acesso ao seu micro, teria automaticamente acesso a todos os arquivos dentro da partição do Windows.
É possível fazer uma “montagem segura”, restringindo o acesso a um login específico usando as opções “uid” e “umask” do NTFS-3g, como em:
O “umask=077” retira todos os privilégios dos outros usuários, liberando o acesso apenas para o dono. Ele trabalha usando uma tabela simples de subtração. As permissões originais seriam “777” (acesso completo para todos), subtraindo o “077” sobraria
apenas “700”, que dá permissão completa para o dono, mas nega o acesso de todos os demais.
Uma particularidade do NTFS-3g é que é necessário especificar o dono com base no UID e não no login. Para descobrir qual é o UID de um determinado usuário, usamos o comando “id”, como em:
Essas opções podem ser também especificadas na linha do fstab, como em:
Outra opção ao adicionar o NTFS-3g no /etc/fstab é usar a opção “noauto”, que faz com que a partição não seja montada automaticamente durante o boot, permitindo que você monte-a manualmente apenas quando for utilizá-la, usando o “mount
/mnt/windows”.
Deixe seu comentário