Por default, o Debian vem com o bash_completion desativado para o root, o que faz com que você não consiga completar os comandos usando a tecla TAB. Para resolver isso, é necessário instalar o pacote “bash-completion” manualmente:
Em seguida, abra o arquivo “/etc/bash.bashrc” e, próximo ao final, descomente as três linhas a seguir, que fazem com que o script de ativação seja ativado sempre que um terminal é aberto:
. /etc/bash_completion
fi
Como pode ver, essa função consiste em simplesmente verificar se o arquivo “/etc/bash_completion” existe e, em seguida, processar seu conteúdo.
Também funciona se você incluir a linha “. /etc/bash_completion” em qualquer arquivo que seja executado quando um terminal é aberto, como o arquivo “.bashrc” dentro do home, ou o arquivo “/etc/profile”. Você poderia, por exemplo, fazer a ativação
usando o:
Continuando, para que o terminal fique colorido (pastas aparecem em azul, arquivos compactados em vermelho e assim por diante, o que torna mais fácil identificar os arquivos) adicione a linha:
… no final do arquivo “/etc/profile“.
Em ambos os casos, você deve fazer logout no terminal (usando o comando “exit”, ou pressionando Ctrl+D) e em seguida logar-se novamente para que a alteração entre em vigor.
Diferente do Ubuntu, o Debian não utiliza o sudo para permitir que usuários normais do sistema executem aplicativos como root. Apesar disso, o pacote vem pré-instalado e você pode alterar a configuração do sistema para que ele se
comporte da mesma maneira que o Ubuntu fazendo apenas uma modificação simples no arquivo “/etc/sudoers“, que, como de praxe, deve ser editado usando o root.
Para criar uma configuração similar à do Ubuntu, onde os usuários adicionados ao grupo “sudo” podem executar comandos como root depois de confirmar a senha de usuário, adicione a linha:
Se preferir que os comandos sejam executados diretamente, sem precisar fornecer senha, a linha fica:
Em ambos os casos, é necessário que você cadastre seu login de usuário (e outros em que quiser usar o sudo) no grupo “sudo”, como em:
Deixe seu comentário