Rodando o script remotamente

Por:
A forma óbvia de rodar o script de gravação remotamente, de forma a poder agendar as gravações usando outros micros da rede seria usar o SSH. Neste caso você precisa apenas deixar o servidor SSH ativo no servidor, se conectar a partir do outro micro e rodar o comando “gravar-tv”.

O maior problema é que como o script abre janelas gráficas, ele vai funcionar remotamente apenas em máquinas Linux, já que clientes SSH for Windows, como o putty não suportam a exibição de aplicativos gráficos nativamente.

Além disso, é tediosos ficar abrindo a conexão, digitando a senha e executando o script manualmente a cada programa agendado.

Uma boa forma de resolver os dois problemas é usar o NX Server, cuja instalação e uso explico neste artigo: https://www.hardware.com.br/artigos/instalando-nx-server-versao-gratuita/

Instalar o NX Server é bastante simples, você precisa basicamente apenas verificar a instalação do SSH, baixar os pacotes no http://nomachine.com e instalar o módulo cliente nos outros micros. O principal atrativo é que ele possui clientes gráficos tanto para Linux, quanto para Windows e é possível criar seções configuradas para executar comandos específicos, acionadas através de ícones no desktop:
index_html_4f54034d
Depois de configurar a seção e salvar a senha, o script de gravação pode ser acionado clicando sobre o ícone no desktop, mesmo nas máquinas Windows. Mais prático que isso, impossível. 🙂

Para isso, ao criar a seção, acesse a opção “General > Desktop > Custom > Settings”. Na janela seguinte, marque a opção “Run the following command” e inclua o comando “xterm -e gravar-tv” no campo:
index_html_5556f02b

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X