Instalando o MAME

Finalmente, chegamos ao ponto alto do tutorial, que é instalar o mame. Com ele, você pode usar seu DVR para rodar games de arcade, desde clássicos da década de 80, até games mais recentes, como as séries Marvel x Capcom, King of Fighters e outras.

Comece instalando os pacotes base do xmame:

# apt-get install xmame-sdl xmame-svga

O próximo passo é instalar uma interface para ele. As duas melhor desenvolvidas são o kxmame e o gmame, disponíveis nos links:

http://sourceforge.net/projects/kxmame/
http://gxmame.sourceforge.net/

Depois de tudo instalado, falta o principal que são as roms. Estes arquivos são cópias do conteúdo dos cartuchos ou unidades de memória de máquinas de arcade. Eles são um tipo de “abandonware”, já que não são mais explorados comercialmente e os proprietários parecem não ligar muito para a distribuição.

Embora distribuir estes arquivos não seja exatamente permitido, existem inúmeros sites dedicadas a isto, como o http://www.romnation.net

A dica é baixar os arquivos das roms todos para a mesma pasta, sem descompactar e adicionar o diretório na configuração do kxmame ou gxmame. Desta forma, eles encontram os games disponíveis automaticamente e basta escolher qual jogar:
index_html_m76539068
Dois arquivos que você vai precisar para rodar vários dos jogos são o “neogeo.zip” e o “hng64.zip”, que também devem ser colocados dentro da pasta. Eles são disponibilizados no romnation e outros sites, juntamente com as roms.

Além do MAME, você pode incluir emuladores e roms para consoles diversos. Claro, um bom joystick USB também não pode faltar. 🙂

Naturalmente, um joystick é peça fundamental da configuração. Os joysticks USB são os melhores, já que são mais precisos e não precisam ser calibrados. Para ativar o joystick, basta plugá-lo e indicar a porta usada por ele (“/dev/input/js0”, nas distribuições atuais) na configuração do mame.

Para ativar um joystick analógico, ligado na placa de som, carregue os módulos abaixo, usando o comando modprobe. Eles ativam o suporte a vários tipos de joystick, de forma que entre eles será carregado o suporte para o modelo usado por você. O modprobe é esperto o suficiente para carregar apenas os módulos referentes a dispositivos realmente presentes na máquina:

joydev
pcigame
emu10k1-gp
a3d
gamecon
gameport
iforce
interact
ns558
sidewinder
analog

Adicione esta lista no final do arquivo “/etc/modules”, de forma que eles passem a ser carregados automaticamente durante o boot.

Com tudo pronto, é só aproveitar seu DVR recém configurado:
index_html_58e73891

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X