Instalando o phpMyAdmin

Depois dessa configuração inicial, você pode experimentar instalar um gerenciador gráfico para facilitar a manutenção do seu servidor MySQL. Uma boa opção neste caso é o phpMyAdmin.

Para instalá-lo, basta instalar o pacote “phpmyadmin”, como em:

# apt-get install phpmyadmin

ou:

# yum install phpmyadmin

O pacote para instalação em outras distribuições, que não incluam o pacote por padrão, pode ser encontrado no: http://www.phpmyadmin.net/.

O phpMyAdmin é um gestor de configuração escrito em PHP que trabalha em conjunto com o Apache. Ele permite que você crie bases de dados, ajuste as permissões de acesso dos usuários, faça backup, e diversas outras atividades administrativas de uma forma mais simples que através do prompt de comando.

Uma vez instalado, ele pode ser acessado através do endereço “http://servidor/phpmyadmin/” ou “https://servidor/phpmyadmin/“. Na tela inicial, você pode se logar usando qualquer uma das contas registradas no MySQL. Use o root para tarefas administrativas, quando for necessário ter acesso a todas as bases ou fazer backup de tudo, e uma das contas restritas para acessar uma base específica:

2f74c499

O acesso via HTTPS é preferível para acessos feitos via web, já que evita que as senhas de acesso e outras informações fiquem circulando em texto puro por aí. O pacote do Debian se encarrega de ativar o suporte a SSL no phpMyAdmin automaticamente, mas para usá-lo é necessário também ativar o suporte a SSL na configuração do Apache.

Caso, mesmo depois de gerar o certificado e ativar o SSL no Apache, você continue recebendo um erro ao tentar acessar a interface do phpMyAdmin via SSL, experimente reconfigurar o pacote usando o dpkg-reconfigure, como em:

# dpkg-reconfigure phpmyadmin

Selecione a opção “apache2” quando o script perguntar sobre o servidor web usado e responda “sim” quando ele perguntar se você deseja reiniciar o serviço:

2f5ba788

No CentOS e em diversas outras distribuições o phpMyAdmin vem configurado por padrão para permitir conexões apenas a partir da máquina local, uma precaução de segurança. Com isso, ao tentar acessar a interface remotamente, você recebe um “Forbidden. You don’t have permission to access /phpmyadmin/ on this server”. Para solucionar o problema, edite o arquivo “/etc/httpd/conf.d/phpmyadmin.conf” e comente a linha “Deny from All”, dentro da seção “<Directory “/usr/share/phpmyadmin”>”, como em:

<Directory “/usr/share/phpmyadmin”>
Order Deny,Allow
# Deny from all
Allow from 127.0.0.1
</Directory>

Uma observação importante é que ao ser usado em conjunto com o Apache, instalado no mesmo servidor que ele, o MySQL é acessado apenas localmente, através da interface de loopback. O Apache envia a requisição ao módulo PHP que faz o acesso ao banco de dados, tudo localmente. Nessa configuração, o servidor MySQL não deve ficar disponível para a Internet. Configure o firewall para bloquear a porta 3306 usada pelo servidor MySQL, além de todas as outras portas que não forem explicitamente necessárias.

Caso o servidor MySQL precise ficar acessível para outros servidores (você pode configurar o phpBB e outros scripts para utilizarem um servidor MySQL externo), configure o firewall para deixar a porta aberta apenas para os endereços IP dos servidores que forem ter acesso. Como os servidores dedicados sempre utilizam endereços fixos (ao contrário dos servidores domésticos), esta configuração fica mais simples.

Para administrar seu servidor MySQL remotamente, o ideal é que se conecte ao servidor via SSH e faça todo o trabalho através dele. Se precisar acessar diretamente alguma ferramenta de configuração, como o Webmin ou o phpMyAdmin, você pode criar um túnel (novamente usando o SSH) ligando a porta correspondente do servidor a uma porta da sua máquina e fazer o acesso através dela.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X