Mandriva

No Mandriva, as ferramentas de configuração estão agrupadas dentro do Mandriva Control Center, na seção “Rede e Internet”. Como você pode ver no screenshot a seguir, estão disponíveis opções para compartilhar a conexão (no caso de um PC com duas ou mais interfaces de rede), configurar uma VPN, utilizar um servidor proxy ou criar diferentes perfis de configuração. Temos também a opção “Definição de hosts”, que permite criar apelidos, assim como vimos nas outras ferramentas:

index_html_m66238c0

A opção “Configurar uma nova interface de rede” inclui um wizard para configurar diversos tipos de conexão, incluindo conexões discadas, conexões via celular (veja a seguir), ISDN e outras. Mas, para configurar uma rede local você pode ir direto na opção “Centro de Rede”, que permite configurar as interfaces disponíveis sem rodeios:

index_html_7308ea16

Clicando na opção “Configurar” você tem acesso à configuração da rede, como de praxe. Uma dica é que, ao configurar a rede via DHCP, você pode definir um timeout para o servidor DHCP dentro das opções avançadas. Isso evita que o sistema fique aguardando a resposta do servidor DHCP quando o cabo de rede estiver desconectado, o que retarda o boot. Em situações normais, a resposta do servidor DHCP demora poucos milessegundos, de forma que um timeout de 2 segundos é mais do que suficiente:

index_html_m351fdce1

A configuração de endereço IP, máscara, gateway e DNS vale tanto para redes cabeadas quanto para redes wireless. A diferença é que as redes wireless possuem alguns parâmetros adicionais, que são necessários para estabelecer a conexão com o ponto de acesso. Só depois que a conexão é estabelecida, passamos para a configuração dos endereços.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X