GNOME e XFCE

Os ambientes em GTK são os que melhores porque possuem suporte à leitura de tela, a começar pelo Gnome-ORCA e Gnopernicus, duas ferramentas muito boas. Para instalar esses dois softwares e ver qual melhor se adapta às suas necessidades, rode os comandos:

$ su
[senha]# apt-get install gnopernicus gnome-orca festival festvox-ellpc11k

Esse último nome, “festvox-ellpc11k” é o suporte ao Espanhol castelhano, o mais audível para nós pelo Festival. A configuração desses dois aplicativos é mais simples, e analisaremos primeiramente o Gnopernicus. Para rodá-lo, vá até Aplicativos > Acessibilidade > Gnopernicus, em seu ambiente Gnome, ou chame-o pelo terminal através do comando gnopernicus. Infelizmente, ele está disponível somente em inglês.

Com o programa aberto, as únicas modificações que tive que fazer para fazê-lo funcionar foram duas. A primeira está em Preferences > Speech Preferences, onde é selecionado opções como a escolha da voz (no caso, espanhol), clicanco em “Voices“. Também pode-se selecionar opções como a fala do texto a ser digitado, se a leitura se dará pelo caractere, palavra ou nada, leitura de pontuações e outras opções.

46

A outra alteração é sobre o mouse, para que o programa leia onde o mouse apontar. Para isso, vá até Preferences > Mouse, e selecione a opção “Take mouse at currrent object“, e você també poderá marcar a “Simulate click on current object“, traduzindo ao pé da letra, simular clique no atual objeto.

49

Há outras opções, como o Magnifier, que funciona como uma lente de aumento, leitura e monitor Braille, que no meu caso ficaram indisponíveis por não ter dispositivos e outros pacotes necessários, como o gnome-mag, para a amplificação.

O outro programa para leitura de tela, o mais usado para os ambientes em GTK, é o Gnome-Orca, também aberto através do menu Aplicações > Acessibilidade > Gnome-Orca, ou através do comando orca.

Suas configurações também são simples, bastando apenas selecionar algumas opões. Veja abaixo sua tela de preferências, que se inicia automaticamente na primeira vez que o Gnome-Orca é aberto:

47

Você pode deixar todas as configurações padrões, selecionando apenas, em “Person“, “el_diphone“, para o espanhol, além da velocidade, através de “Rate“, e o Volume, logo abaixo. Na aba “Braille”, pode-se configurar dispositivos Braille, como no Gnopernicus, e na “Key Echo”, a fala do que está se digitando, também como caracteres ou palavras completas.

No Xubuntu, é possível instalar de uma tacada só todo o suporte necessário para a fala no XFCE, por isso mencionei, no início, que é a distro não focada aos cegos com maior compatibilidade. Para instalar o at-spi (
Assistive Technology Service Provider Interface), espeak, gnome-orca e speech-dispatcher, basta rodar o comando:

# apt-get install xubuntu-at-speech

Assim o apt se encarregará rapidamente de instalar todo o suporte a leitura de tela no Xubuntu.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X