As configurações de som permitem fazer um “overdrive” no volume, usando amplificação via software para ir até os 150% no volume de saída. Este é um truque que ajuda bastante no caso de notebooks com speakers baixos:
Nas opções de energia, você pode configurar o sistema para dormir automaticamente quando a tampa é fechada, o que é a melhor opção no caso dos notebooks, para que você tenha uma plataforma de trabalho mais móvel, sem precisar desligar cada vez que for se deslocar. Em algumas configurações, o método de suspensão usado pelo sistema pode casar problemas, travando o ambiente gráfico ou mesmo todo o sistema ao abrir novamente a tampa. Uma solução nesses casos é suspender manualmente alterando o estado no próprio kernel, usando o comando:
# echo mem >/sys/power/state
Este comando só funciona se executado diretamente como root (use “sudo su” para logar-se como root no Ubuntu). Usando o sudo o sistema não dá permissão para escrita usando o echo, cat, etc. diretamente em arquivos do sistema, fazendo com que o comando não funciona. Se você quiser usá-lo em algum script onde prefira usar o sudo, uma opção seria primeiro abrir as permissões do arquivo e em seguida executar o comando como usuário normal, como em:
#!/bin/sh
# dormir.sh: Coloca o sistema para dormir
sudo chmod 666 /sys/power/state
echo mem >/sys/power/state
As configurações de teclado escondem alguns segredos. Clicando no “Configurações de layout > Opções”, você tem acesso à uma série de opções ocultas para o comportamento do teclado, incluindo opções para desativar ou mudar o comportamento do Caps Lock (você pode usá-lo como uma segunda tecla Super, por exemplo), trocá-lo de posição com a tecla Ctrl, alterar o layout do teclado numérico, e até mesmo ativar o uso do Ctrl+Alt+Backspace para reiniciar o X, que vem desativado no Ubuntu:
A configuração dos aplicativos padrão e das ações para a inserção de diferentes tipos de mídia (abrir na pasta ou abrir com um aplicativo, por exemplo) está escondida na seção “Detalhes“, que lista também detalhes básicos sobre o sistema.
As versões recentes do Ubuntu incluem também um utilitário de privacidade, que permite apagar de uma vez os registros de atividade e logs da maioria dos aplicativos, levando o “apagar o histórico” do navegador a um outro nível, englobando agora todo o sistema. Ele também oferece um ajuste detalhado das atividades que serão logadas, permitindo que você elimine o registro de atividades para os arquivos de vídeo e áudio exibidos, por exemplo.
O “Cópia de segurança” oferece um gerenciador de backup, que permite salvar pastas específicas em um servidor SSH, WebDAV, FTP ou em um compartilhamento do Windows, bem como em um outro HD ou partição ou no Ubuntu One. As cópias de segurança são realizadas dentro de um período especificado e cópias antigas são automaticamente deletadas conforme não existe mais espaço disponível no destino.
Deixe seu comentário