Configurações pós-instalação do Windows XP/2000/2003

Configurações pós-instalação do Windows XP/2000/2003
O Windows mantém uma série de configurações que são recomendáveis alterar logo ao instalá-lo. São opções diversas, dependendo do usuário pode-se preferir não alterar algumas delas. Vou comentar algumas delas, as que eu faço tanto no meu computador como no de amigos/clientes, logo após instalar o sistema. Lembre-se de que você sempre poderá reconfigurar essas opções, voltando no local de configuração e deixando como estava.

Não estranhe as imagens de tela, estou usando o Windows em inglês 😉

Atualização do relógio
. O Windows atualiza a hora do seu relógio automaticamente, com um servidor da Microsoft. Muita gente não gosta dos comportamentos que usam a conexão com a Internet de forma oculta, sabe-se lá que dados estão sendo enviados ou recebidos. Então: dê um duplo clique no relógio, e na guia “Horário na Internet”, desmarque o item “Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet”. Dê Aplicar e OK:
index_html_66235bbd
Atualizações automáticas. É muito importante esse recurso, para manter o Windows atualizado constantemente sem intervenção dos usuários, evitando assim problemas e brechas de segurança descobertas e corrigidas. Mas usuários de versões “não originais” podem se dar mal ao tentar baixar atualizações do site da Microsoft, recebendo presentes como o famigerado WGA. Para desativar as atualizações automáticas, clique com o botão direito no “Meu computador” e escolha “Propriedades”. Na guia “Atualizações automáticas”, escolha o último item, “Desativar atualizações automáticas”. Dê Aplicar > OK:
index_html_424366c1
Mas só isso não basta, vamos desativar o serviço “Atualizações automáticas”, que é carregado sempre junto com o Windows. Clique em “Iniciar > Executar”, digite services.msc e dê OK. Localize o item “Atualizações automáticas” ou “Windows Update”, dê um duplo clique nele (ou clique com o direito e escolha “Propriedades”). Escolha o modo de inicialização “Desativado”, clique no botão “Parar” e dê OK:
index_html_54708fac
Isso pode ser útil também se você tem conexão discada e não quer que o Windows fique baixando as atualizações, nem mesmo no tempo ocioso. Ou simplesmente para evitar essa troca de informações com os servidores da Microsoft.

Desative serviços desnecessários. Ainda no console dos serviços (Iniciar > Executar > services.msc), siga o procedimento descrito para as atualizações automáticas e desative os seguintes itens: Alerta, Agendador de tarefas, Erro ao informar o serviço, Horário do Windows, Registro remoto, Central de segurança e Mensageiro (este último não tem nada a ver com o Windows/MSN Messenger, pode ficar sossegado). Não desative alguns destes apenas se você souber que realmente precisará deles. Deixando-os desativados, você economiza memória e mantém mais segurança. Por exemplo, o registro remoto serve para alterar o registro do seu computador a partir de outro na rede. Quem usa o computador em casa ou num escritório não precisará disso! Se você não usa o programa de gravação de CDs integrado do Windows XP, desative também o item IMAPI CD Burning.

Configure alguns serviços para inicialização manual. Alguns serviços do Windows são iniciados automaticamente mesmo sem serem muito usados, o que pode deixar a inicialização um tiquinho de tempo mais lenta. Recomendo deixar com a inicialização manual o serviço “Ajuda e suporte”. Se você desativá-lo, algumas coisas não funcionarão, como a própria “Ajuda e suporte” do menu Iniciar e a restauração do sistema. No console de serviços (Iniciar > Executar > services.msc), localize o item “Ajuda e suporte” e dê um duplo clique nele. No modo de inicialização, escolha “Manual”, dê Aplicar > OK. Ao abrir o item “Ajuda e suporte” ele será iniciado automaticamente.

Desative a restauração do sistema. Usuários avançados dificilmente precisam desse recurso do Windows. Ele fica verificando algumas alterações no sistema, e faz backup do registro e de alguns dados do sistema em determinadas situações, para que seja possível reverter as alterações depois (por exemplo, ao instalar determinado programa e dar um erro por isso, você poderia voltar ao ponto como era antes da instalação do “mardito”). Muitas vezes, no entanto, esse serviço só ocupa espaço à toa e diminui o desempenho em algumas ocasiões, além do que ele não restaura arquivos, apenas configurações. Para desativar a restauração do sistema, clique com o botão direito no “Meu computador” e escolha “Propriedades”. Na guia “Restauração do sistema”, marque o item “Desativar a restauração do sistema em todas as unidades”, dê Aplicar > OK:
index_html_1eaf140a
De forma semelhante às atualizações automáticas, deve-se desativar o serviço também. Vá ao console de gerenciamento de serviços (Iniciar > Executar > services.msc), localize o item “Restauração do sistema”, dê um duplo clique nele e deixe o tipo de inicialização “Desativado”.

Dica: é bom desativar primeiro pela interface na tela das propriedades do Meu computador, e depois pelo services.msc. Se o serviço for desativado antes, depois você não conseguirá desativá-la ou ativá-la nas propriedades do “Meu computador”.

Tema visual do Windows. O Windows XP é bonito, mas se quiser, você pode deixá-lo com a mesma cara do Windows 2000/Me (que é uma aparência melhorada do Windows 9x/NT). Fazendo isso ele até fica mais leve, pois cada botãozinho vermelhinho, azulzinho, em cada estado deles… São imagens em bitmap carregadas na memória. Além de ficar mais leve, fica com o visual mais “limpo”, cansando menos as vistas com o uso prolongado do computador, visto que o tema azul do XP é muito claro, e em monitores CRT (de tubo) tentem a cansar rápido as vistas. A menos que você queira realmente usar o visual no estilo Windows XP (ou com outros temas), é bom desativar os temas. Clique com o botão direito na área de trabalho, escolha “Propriedades”. Na guia “Aparência”, na primeira lista suspensa, escolha “Estilo tema clássico do Windows”. Dê Aplicar > OK. Se nenhum outro usuário usa o computador com os temas visuais, convém desativar também o serviço “Temas”, que sempre é iniciado com o computador, economizando alguns kbytes de memória. No console de gerenciamento de serviços (Iniciar > Executar > services.msc) desative o item “Temas”, da mesma forma como descrito para alguns serviços mais acima. Em termos de desempenho, não tem quase diferença nenhuma deixar os temas ativos ou não se você possui uma placa de vídeo razoável.

Configure os efeitos visuais. Mesmo com o tema clássico, o Windows é cheio de animações. Em PCs com menos recursos, essas animações prejudicam bastante o desempenho, especialmente ao alternar entre janelas ou abrir novas janelas e pastas. Clique com o botão direito no “Meu computador”, escolha “Propriedades”, e na guia “Avançado”, clique no botão “Configurações” da seção “Desempenho”. Marque ou desmarque os itens que você quiser:
index_html_3a736bc5
Quanto menos itens selecionados, mais rápido ficará o Windows. Estas opções são meramente visuais e não interferem no funcionamento dos programas. Deixar todas marcadas deixará o sistema mais “animado”, e, conseqüentemente, mais pesado.

Dica: pessoalmente recomendo e aplico desativar estes itens: mostrar sombras sob menus e esmaecer itens de menu após clicados, pois são responsáveis por pequenos atrasinhos, especialmente ao abrir o menu Iniciar.

Relatório de erros. Quando um programa é finalizado inesperadamente, o Windows dá a opção de enviar um relatório de erros à Microsoft, o que geralmente não adiantará em nada – com isso eles podem verificar os erros mais recorrentes e trabalhar em atualizações ou melhorias para as próximas versões do sistema. Mas… Quem garante? Você pode desativar isso que não terá problema nenhum. Clique com o botão direito no “Meu computador”, escolha “Propriedades”. Na guia “Avançado”, clique no botão “Relatório de erros”, e marque a opção “Desativar relatório de erros”:
index_html_m5c51d603
É bom deixar marcado o item “Notificar-me quando ocorrerem erros críticos”, pois assim você saberá quando um programa for finalizado com um erro fatal.

Assistente de limpeza da área de trabalho. Tendo em vista os usuários iniciantes, a Microsoft colocou esse inutilitário no Windows. De tempos em tempos ele aparece para limpar a área de trabalho, movendo os atalhos menos usados para uma pasta “Atalhos não utilizados da área de trabalho”. É perfeitamente dispensável; mantenha na área de trabalho apenas o que você quiser. Clique nela com o botão direito e escolha “Propriedades”. Na guia “Área de trabalho”, clique no botão “Personalizar área de trabalho”, e na tela que se abre, desmarque o item “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”:
index_html_m3ded025d
Continua…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X