Saber se o seu PC está executando uma versão de 32 bits ou 64 bits do Windows é fundamental em muitas circunstâncias. Felizmente, basta clicar nos lugares certos para descobrir rapidamente. O Windows começou a criar duas versões comerciais de cada sistema operacional a partir do Windows XP.
As primeiras versões comerciais de 64 bits do Windows criaram muito mais problemas de compatibilidade para os usuários, mas com o tempo os fabricantes de software se realinharam para sistemas de 64 bits criando versões de 64 bits de seus programas, e o Windows Vista, 7 e 8 são foi equipado com funcionalidade para executar programas de 32 bits sem problemas. A essência é: conforme o hardware evolui, os sistemas operacionais evoluem e os programas também. O ciclo de vida dos processadores e sistemas operacionais de 32 bits estão em declínio. Inclusive, este ano a Microsoft deu um ultimato para o 32-bits, já que a partir da Build 2004 do Windows 10, lançada em maio, os fabricantes e desenvolvedores parceiros da Microsoft. O suporte ao Windows 32-bits continua, mas para os novos computadores no mercado a versão de 64-bits será o padrão.
Para identificar se o seu sistema é de 32-bits ou 64-bits é muito fácil. Há algumas formas. Vamos para o passo a passo no Windows 10. A forma mais fácil é você digitar a palavra sistema na barra de tarefas, e em seguida clique no primeiro ícone que aparece no resultado de busca.
Na nova tela que foi aberta, basta que foi aberta, observe a seção sistema. Na área “Tipo de Sistema”, será listado se o seu Windows é 32-bits ou 64-bits. Outra maneira é clicar na unidade principal de disco da sua máquina, a particção C:, e observar a distribuição das pastas. Se houver apenas a pasta “Arquivos de Programas” é um sistema de 32-bits. Um sistema de 64-bits inclui também o diretório “Arquivos de Programa (x86), essa pasta é uma atribuição relacionada às aplicações x86, que equivale ao 32-bis.
Em um sistema de 64-bits os programas baseados numa arquitetura 64-bits são instalados na pasta “Arquivos de Programa”, já os softwares 32-bits ficam na pasta “Arquivos de Programa (x86)”. O Windows 64-bits é capaz de executar os softwares que são 32-bits, graças ao que a Microsoft chama WOW64 (Windows 32-bits no Windows de 64-bits).
Também é possível usar o prompt de comando para identificar a arquitetura do sistema operacional. Basta que você digite CMD na barra de pesquisa do Windows e em seguida digite o seguinte comando: wmic os get OSArchitecture. Aperte Enter depois. Você verá em seguida se o seu Windows é 32-bits ou 64-bits.
Qual escolher?
Windows 32-bits
Os sistemas de 32 bits são adequados principalmente para tarefas menos complexas e também para os usuários que não não instalam muitos programas e aplicativos no computador. Eles podem ser usados no caso de processadores que operam em uma estrutura de 32 bits. Esses são modelos de núcleo único, que, no entanto, são muito raros no mercado hoje.
Windows 64-bits
Um sistema de 64 bits funcionará quando precisarmos de um sistema eficiente e de uma grande quantidade de memória física. Esta versão do Windows será útil para programas multithread que usam cálculos matemáticos complexos.
A versão de 64 bits também é adequada para quem utiliza programas de processamento de vídeo e áudio, bem como a programas criptográficos e planilhas. Você não pode esquecer os jogos também – atualmente, a maior parte da produção requer o uso de um sistema de 64 bits. Esse sistema operacional deve ser instalado se você tiver um processador de 64 bits.
Outra vantagem clara é em relação ao endereçamento de memória. Se o seu computador tem mais de 4 GB de memória mas a versão do seu sistema é 32-bits será reconhecido até 4 GB, para configurações com mais RAM, cenário cada vez mais comum atualmente, o uso de um sistema operacional de 64-bits é obrigatório.
Deixe seu comentário