Como restaurar fotos antigas

Como restaurar fotos antigas

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia podemos contar com diversas ferramentas que podem ser bastante úteis no dia a dia, até mesmo para manter nossas memórias em dia. É o caso dos softwares capazes de restaurar fotos antigas, fazendo com que elas possam se tornar mais nítidas e bonitas, ou até mesmo coloridas.

Hoje vamos falar mais um pouco sobre esse tipo de ferramenta, dando um exemplo de uma boa opção e como fazer para trazer mais vida aquela foto antiga. Confira.

Leia também:

Como é possível um filme muito antigo ser lançado em 4K?
O que é e como ativar o eSIM?

Formas de restaurar fotos antigas

restaurar fotos antigas

Atualmente é muito fácil digitalizar uma foto, e dessa forma, podemos passar fotos tiradas há anos em máquinas mais antigas para o computador ou o celular rapidamente. Além de mantê-las seguras e bem guardadas nos aparelhos, elas também ficam livres dos efeitos do tempo, que pode desgastar essas imagens e até trazer danos.

Outra vantagem é que dá para mexer um pouco nessas fotos em seu formato digital, então se ela estiver muito danificada, é possível restaurá-la. Para quem entende mais sobre esse tipo de processo, uma alternativa interessante são softwares mais avançados de edição de imagens, como o famoso Photoshop, onde é possível fazer a restauração manualmente.

Porém, nem todo mundo sabe muito bem como mexer nas milhões de opções que esses programas oferecem. Nesse caso, o indicado é procurar por aqueles que oferecem a chance de fazer essa restauração de fotos antigas de forma automática.

Esses programas contam com tecnologia de Inteligência Artificial para identificar a imagem e oferecer as melhorias que ela achar que precisa, e pode trazer resultados bem interessantes. Atualmente já é possível encontrar mais de uma opção nesse sentido, mas um dos que ganha maior destaque na ferramenta é o GFP-GAN da Baseten.

O que é o GFP-GAN?

restaurar fotos antigas

O GFP-GAN é um algoritmo de IA que consegue identificar uma imagem antiga e fazer a restauração dela de forma automática, sendo esse seu único recurso e, por isso, sua especialidade. Nesse caso você pode escolher fotos que estejam manchadas, riscadas ou com baixa resolução, ele vai te entregar a melhor opção possível de restauração para elas.

Ela se destaca tanto pela função elogiada quanto porque ela consegue melhorar a foto sem mexer muito com as pessoas que estão nela, já que quando isso acontece acaba estragando a imagem porque a pessoa fica muito diferente. Não é o caso.

O programa utiliza um modelo de IA da NVIDIA, o StyleGAN-2, que consegue tirar riscos da imagem, diminuir ruídos e até mesmo retirar aquelas marcas de dobra de quando a foto fica guardada por muito tempo dobrada na gaveta. Além disso, ele também dá uma mexidinha na imagem ajeitando alguns detalhes e mexendo nos níveis de cores.

Como restaurar fotos antigas?

A boa notícia é que a ferramenta é gratuita e você pode testar sem precisar instalar nada no seu computador, já que ela é oferecida em um site. Então se quiser testar, é muito simples.

Primeiro é preciso entrar no site, clicando aqui. Quando ele estiver aberto, vá na opção “Choose file…”.

fotos antigas

Com isso, ele vai abrir uma janela para que você procure em seu computador a foto que deseja restaurar. Ao escolher a foto é só dar um clique duplo nela ou seleciona e clica em “abrir”. Espere um pouco enquanto ele faz o upload da foto e, depois que isso acontecer, clique no botão “Restore Photo”.

fotos antigas

 

Pronto, ele vai revelar a imagem original a esquerda e a imagem restaurada a direita, para que você possa comparar e identificar as melhorias.

Caso queira salvar a imagem restaurada em seu computador, clique em “Download de restored imagem” que fica logo abaixo dela.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X