Como rastrear e localizar seu smartphone

Como rastrear e localizar seu smartphone

Hoje em dia há soluções nativas e aplicativos que são uma verdadeira mão na roda quando você precisa rastrear e localizar o smartphone. Claro que em determinadas situações, como em casos de roubo, a melhor escolha é o bloqueio de IMEI, mas, para casos mais simples, como apenas lembrar onde você deixou o aparelho, ou até prestar um boletim de ocorrência mais completo, informando a última localização do dispositivo, essas soluções alternativas são recomendadas!

Tanto o Android quanto o iPhone oferecem soluções nativas para este fim, e também há aplicativos de terceiros que também cumprem essa missão de rastreamento. Neste tutorial lhe mostraremos justamente isto, como rastrear e localizar o smartphone.

Lembrando que há outro tipo de rastreamento, e nele você que pode estar sendo a vítima. Clique aqui e leia a nossa conversa com um especialista em segurança e saiba se o seu celular foi hackeado.

Android

Primeiramente vamos checar se a função de encontrar seu dispositivo está habilitada no aparelho. Para isso siga  seguinte caminho: configurações > Google > segurança > encontre meu dispositivo. Ative, caso ainda não esteja. Bom, agora podemos rastrear o aparelho:

No caso do principal sistema operacional para dispositivos móveis, o Android, o rasteamento nativo pode ser acessado através deste link google.com/android/devicemanager. Esse serviço oferecido pelo sistema é o Gerenciador de Dispositivos e está disponível a partir do Android 2.3. Por este link a plataforma, com base em dados de geolocalização, informará a posição aproximada em que seu aparelho está.

Evidente que se o seu objetivo é apenas se lembrar em que cômodo da casa esqueceu o aparelho, a localização do mapa não terá nenhuma utilidade. Mas o Gerenciador de Dispositivos também conta com uma opção adequada a este caso. É possível fazer com que o aparelho comece a reproduzir um som durante cinco minutos. Este toque será reproduzido mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.

Também é possível mandar uma mensagem para o aparelho caso você tenha o perdido na rua, e quer tentar a sorte de ter sido encontrado por alguém que esteja disposto a devolvê-lo. Por último também há a opção de limpar todo o conteúdo do dispositivo, isto é, todos os seus dados.

Uma versão simplificada dessa localização aparece quando você digita no campo de busca do Google “find my phone Android”. Lembre-se de manter ativado no seu smartphone a função local, a localização, que usará os dados de GPS para maior precisão. Caso você tenha múltiplos dispositivos Android vinculados à sua conta, você pode instalar em um deles o aplicativo oficial desse recurso de rastreamento do Google para realizar o procedimento de busca pelo dispositivo que você perdeu.

A configuração é basicamente a mesma da versão web. Só que você irá logar na sua conta através do aplicativo e selecionar qual o aparelho que o Google deve procurar.

Em relação aos aplicativos de terceiros, uma opção para rastreamento é o Lost Android. Você instala o app em seu aparelho, concedendo-lhe as permissões necessárias, acessa o link www.androidlost.com/, logar em sua conta do Google, e pronto. Você já terá acesso às funções. Checar a localização, enviar mensagem SMS, bloquear o aparelho, apagar o conteúdo, verificar algumas informações (IMEI, porcentagem da bateria etc), entre outras coisas.

 iOS

No sistema operacional proprietário da Apple, utilizado no iPhone, também há uma ferramenta nativa de localização do aparelho. Inclusive, justiça seja feita, a Apple implementou primeiro que o Google. O serviço de rastreamento para o iPhone está presente desde 2009, com o lançamento do sistema iPhone 3.0 e o aparelho iPhone 3G S.

Assim como no caso do Android, antes de acessar o link para realizar a busca você precisa checar se o recurso está ativado em seu iPhone. Para checar siga o seguinte caminho: ajustes > clique no seu nome > iCloud > Buscar iPhone > ative as opções Buscar iPhone e Enviar Última Localização. Pronto, já está ativo. Lembrando que, além do iPhone, também é possível usufruir dessa função de rastreio no iPad.

Para iniciar o rastreio clique no seguinte link www.icloud.com/#find. Faça login com seus dados ID Apple (login e senha). Automaticamente a localização do aparelho será exibida. Além da localização pelo mapa você também tem três opções extra: tocar som, modo perdido (deve ser ativado caso aparelho tenha sido roubado ou perdido na rua, já que é ativado o bloqueio automático do aparelho, e você também mandar uma mensagem para que a pessoa que encontrou entre em contato), e apagar iPhone, utilizado para apagar os dados do aparelho.

Outra vantagem interessante no ecossistema da Apple, é o Compartilhamento Familiar, com ele qualquer familiar poderá ajudar a localizar um iPhone ou iPad perdido. “Basta pedir para um familiar iniciar uma sessão no iCloud com o ID Apple dele e qualquer dispositivo associado à conta do Compartilhamento Familiar poderá ser localizado”, explica a Apple em seu site.

Assim como no Android, também há aplicativos e serviços de terceiros que podem ser localizados para localizar o iPhone ou iPad. Os recomendados são: GadgetTrak, Device Locator e o Phone Tracker.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X