Como monitorar a temperatura do seu notebook [VÍDEO]

Por: Acer
Como monitorar a temperatura do seu notebook [VÍDEO]

Se você quer saber como monitorar a temperatura do notebook, basta ler este artigo dedicado justamente ao tema.  Você terá de recorrer à utilização de alguns programas especialmente concebidos para o efeito em questão. Ao contrário do que você possa imaginar, são recursos fáceis de usar

Ferramentas úteis para monitorar a temperatura do PC

Como falei no início deste guia, para monitorar a temperatura do PC basta utilizar alguns programas especialmente desenvolvidos para esse fim. Abaixo listei duas opções fantásticas.

HWMonitor

A primeira das ferramentas úteis para monitorar a temperatura do PC que eu quero convidar você a experimentar é o  HWMonitor . É um programa gratuito para Windows que permite medir a temperatura do disco rígido, processador e placa de vídeo do seu computador. Desta forma, você poderá notar imediatamente se algo está errado e há necessidade de realizar alguma alteração.  É um programa de código aberto totalmente gratuito, portanto você pode baixá-lo gratuitamente do site oficial sem pagar nada.

O programa tammbém consdegue detalhar muito bem as informações, como detectar a temperatura gerada por cada núcleos do processador, para que você tenha imediatamente um panorama preciso da situação . Desta forma, é fácil entender se o superaquecimento é geral ou se afeta um determinado ponto.

HWINFO 32

Se você deseja utilizar um software completo e avançado , para monitorar a temperatura de sua CPU de forma confiável e precisa, deverá utilizar o HWiNFO , um dos melhores programas do mercado para Windows, o download do aplicativo é totalmente gratuito, basta acessar o site oficial, clicar em Download Grátis.

Durante a ativação você deve selecionar a versão de 32 ou 64 bits, dependendo do tipo de processador do PC, e então configurar a funcionalidade dos Sensores e ver a temperatura do núcleo de sua CPU, em tempo real, por exemplo. Um serviço adicional disponibilizado pelo software, nem sempre presente em outros programas, é a possibilidade de descobrir os valores mínimo e máximo atingidos pela CPU , enquanto o item médio sinaliza a temperatura média. Esta função permite isolar qualquer mau funcionamento, que por exemplo pode ter ocorrido apenas em um determinado momento.

Também vale a pena saber a que temperatura os componentes devem estar para que não nos preocupemos com o seu estado. Claro, tudo depende do hardware, já que os fabricantes usam unidades mais econômicas ou eficientes, onde temperaturas muito mais altas podem ser observadas. De qualquer forma, o processador inativo deve ter uma temperatura não superior a 60 graus Celsius.Se o equipamento for usado com mais intensidade, podemos observar um aumento na temperatura. No entanto, isso não deve ser superior a 90 graus Celsius. Valores mais altos podem indicar problemas com a operação correta do dispositivo. A ideia é diminuir a velocidade do clock para que o processador emita menos calor.

É importante destacar que nos notebooks gamer da Acer há softwares especias que você pode utilizar para monitorar a temperatura de operação. Por exemplo, com os notebooks da linha Predator este sotware especial é o Predator Sense, que já foi pauta de um matéria aqui no site. Já para os notebooks da série Nitro o software em questão é o NitroSense. Esses aplicativos especiais da Acer contam com diversos recursos, além do monitoramento da temperatura é possível, por exemplo, gerenciar a iluminação e até aplicar um overclock na GPU.

Sobre o Autor

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X