Como gravar seu gameplay no PC [VÍDEO]

Por: Acer
Como gravar seu gameplay no PC [VÍDEO]

Você quer gravar um vídeo da tela durante o jogo? Ou talvez prepare um conselho para um amigo sobre como derrotar o inimigo em determinada fase do jogo? Ou apenas para comemorar um momento importante do final? Basta fazer o chamado screencast, ou seja, você gravará sua própria área de trabalho – explicamos por que e como fazer isso.

Existem várias maneiras de fazer uma captura de tela, mas também existem situações em que mais do que apenas uma captura de tela é necessária, ou seja, uma foto ou série de fotos. Uma sequência de vídeo geralmente é uma ideia muito melhor – mas como você grava tal vídeo, ou seja, realiza uma captura de tela? Um screencast é eficaz e faz você se destacar, além de ser fácil e rápido de configurar. Veja abaixo para mais detalhes.

Como gravar o gameplay

Para poder fazer a captura do gameplay em um computador você precisa de um programa especial – por exemplo, Open Broadcaster Software Studio (OBS). Este é um programa gratuito, de código aberto, utilizado para captura e streaming de imagens da área de trabalho do usuário. É amplamente recomendado por YouTubers famosos e profissionais da indústria devido à infinidade de possibilidades e facilidade de uso e navegação no programa. Suas funções mais importantes incluem a opção de definir o número de quadros por segundo (FPS) ou selecionar o formato no qual o clipe de vídeo deve ser salvo.

Vamos usar este software como exemplo para mostrar o passo a passo sobre como gravar o gameplay. Primeiramente acesse este link para baixar o OBS. O software está disponível para o Windows, Linux e MacOS. Vamos utilizar a versão para Windows.

Como a gravação do jogo tem um comportamento bem diferente em relação a uma gravação de um tutorial, por exemplo, é importante fazer alguns ajustes para que você consiga ter o melhor resultado na gravação do seu jogo. Vamos passar por esse ponto também.

Apos abrir o software, vamos diretamente para essa área de configurações. Para isso, clique na opção configurações localizada no canto direito da tela. É possível mexer com os mais diversos parâmetros do OBS, mas o que importa para o nosso caso é a configuração de “gravação”. Além de salvar um clipe previamente capturado, o OBS também pode fazer transmissões ao vivo, muitos Youtubers utilizam este software para essa finalidade, mas neste tutorial estamos focando na configuração para um cipe de vídeo gravado previamente, não uma transmissão. Portanto, iremos alterar somente configurações de gravação. Para isso, clique na opção “sáida”, localizada no canto esquerdo da tela. Em seguida, na primeira opção ao centro da tela – modo de saída, mude de simples para avançado, para que possamos ter acesso completo às configurações disponíveis.

Agora, você irá escolher logo abaixo a aba “gravação”.  O Obs define previamente o local em que seus clipes de vídeo ficarão salvos, mas você pode muito bem definir um diretório específico, isso é uma maneira de você se manter mais organizado. Ajuste essa saída para o arquivo final na seção “caminho de gravação”.

Outro ponto que você deve ajustar é no formato de gravação, selecionar o melhor container de vídeo para sua gravação. Essa decisão varia muito do que você irá fazer com esse vídeo, se o seu objetivo é upar posteriomente para o Youtube pode ser interessante alterar o MKV para o MP4. O Youtube considera o MP4 o formato ideal para a plataforma.

Seguindo o processo de configuração, é importante também selecionar o encoder. O recomendado no OBS para a parte de gravação – para transmissão a configuração adequada é outra – é a escolhe de um e, cncoder baseado na sua GPU. Escolha o NVIDIA NVEC H.264 ou QuickSync H.264, lembrando que a placa de vídeo da sua máquina precisa oferecer suporte.

Passamos agora para “Controle da Taxa de Bits”. Como não estamos fazendo uma transmissão, e sim uma gravação, altere de CBR para CQP, e em seguida vamos definir qual será o nível de CQ. Entre 16 e 22 é o ideal. Quanto maior o número, maior espaço em armazenamento o arquivo final irá ocupar, e, consequentemente, terá uma maior qualidade. Você também pode ajustar a predefinição que OBS irá se balizar, como, por exemplo, a qualidade máxima. É tudo uma questão de teste, vá gravando alguns clipes de vídeo, com diversos ajustes para você encontrar o ponto ideal na sua máquina.

Para finalizar, clique em vídeo e e escolha qual será a resolução da captura de vídeo e também defina o valor em FPS para a gravação. O último ajuste em termos de imagem faremos na guia avançado. Mude a faixa de cores de limitado para completo.

Pronto, agora podemos iniciar normalmente a gravação.

Na tela inicial do OBS, no grupo “Fontes” e no símbolo de + escolha a opção captura de jogo. Como você pode observar há diversas outras opções disponíveis no OBS, como captura de tela, apresentação de slides, captura de saída de áudio, entre outras.

Após escolher a captura de jogo, selecione em modo a opção “capturar janela específica”. Inicie seu jogo. Agora selecione a tela do seu jogo no OBS, confirme com o OK. Agora clique no botão iniciar gravação”.

Sobre o Autor

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X