Como desligar o microfone do controle do PlayStation 5

Como desligar o microfone do controle do PlayStation 5

O controle do PlayStation 5, batizado de Dual Sense, trouxe inúmeras novidades em relação ao DualShock 4 (que é o controle do PS4). E uma dessas novidades é a captação de áudio direto pelo controle. Em outras palavras, o Dual Sense possui um microfone embutido.

Entretanto, essa novidade não foi tão bem recebida pelos usuários. Obviamente que é possível desligar o microfone do controle Dual Sense com muita facilidade. Neste tutorial nós iremos mostrar as duas maneiras possíveis para desligar o microfone embutido do controle do PlayStation 5. Vamos lá!

Por que desligar o microfone do Dual Sense?

Você deve estar se perguntando por que desligar o microfone embutido do Dual Sense. São vários os motivos. O primeiro deles é que não são todos os jogos que usam o microfone. Para você ter uma ideia, apenas o jogo Astro’s Playroom utiliza o microfone em seu gameplay. E olha que já temos mais de 4 meses do lançamento do console. Sinceramente, acho difícil as desenvolvedoras implementarem funções em seus games que venha a utilizar o microfone embutido do Dual Sense.

Além disso, quando está em uso, o microfone reduz a intensidade do retorno háptico do controle. E, em minha opinião, o retorno háptico foi a principal novidade introduzida pelo Dual Sense. Ele contribui muito mais para uma experiência imersiva do que o microfone. Portanto, não vale a pena reduzir a sua intensidade.

Por fim, mas não menos importante, temos que falar da qualidade do microfone embutido. Ela não é das melhores. É bem o contrário disso. A qualidade do microfone embutido no Dual Sense é bem baixa. Qualquer fone de ouvido, até aqueles que vêm junto com celulares, possuem um microfone de melhor qualidade.

Portanto, a nossa recomendação aqui é que, ao invés de usar o microfone embutido no Dual Sense, coloque um headset com fone de ouvido e use o microfone dele. A qualidade será bem maior. Pode ter certeza.

Como desligar o microfone do Dual Sense

Existem duas formas de desligar o microfone do controle do PlayStation 5. Vamos ver como fazer em cada uma delas.

Direto no controle

Essa é a forma mais fácil e rápida de desligar o microfone do controle Dual Sense. Abaixo da logo PlayStation há um botão. Basta pressioná-lo para desligar o microfone. Uma luz laranja acenderá, indicando que o microfone está desligado.

Caso você queira ligar novamente, basta pressionar o mesmo botão que a luz laranja vai apagar e o microfone será ativado. Essa é a forma mais simples e também a mais rápida de ser revertida.

Se você pressionar o botão por uns 2 segundos, o som de todo o sistema será desligado. Portanto, se você quiser desligar apenas o microfone, pressione o botão só uma vez.

Pelo sistema operacional

 

Outra maneira de desligar o microfone do controle Dual Sense é nas opções de configuração do sistema. Nesse caso o microfone ficará desligado permanentemente. Caso você queira reativá-lo, será necessário voltar às configurações para isso. Basta seguir o seguinte passo a passo:

  • Passo 1. Na tela inicial do sistema do PS5 vá até as “Configurações”. Basta procurar por um ícone de engrenagem, que fica no canto superior direito.
  • Passo 2. Na tela de configurações procure pela opção “Áudio”.
  • Passo 3. Clique na opção “Microfone” para ver as opções disponíveis para ele.
  • Passo 4. Caso você tenha um headset ativo, poderá alternar entre o microfone padrão e o microfone do headset.
  • Passo 5. No item “Status do microfone ao fazer login” você pode escolher a opção “Desativado”. Assim, sempre que fizer login o microfone estará desligado.
  • Passo 6. Se preferir, você pode também desativar o microfone sempre que iniciar um bate papo ou uma transmissão.

Pronto! Viu como é fácil desligar o microfone padrão do controle Dual Sense? Agora é só desligá-lo e usar um microfone de melhor qualidade em seus jogos.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X