Como configurar um pendrive de instalação do Windows 10 [VÍDEO]

Ao longo dos anos, o processo de instalação do Windows foi sendo simplificado, passou de uma tarefa restrita somente aos técnicos, para um procedimento que pode ser feito tranquilamente por qualquer usuário. Além da simplificação do processo, a evolução do Windows, e da tecnologia como um todo, tambem trouxe novas maneiras de instalar o sistema, seja num processo de formatação ou de uma atualização para o sistema que já está em funcionamento.

Neste artigo você aprenderá o passo a passo mais prático para a instalação do Windows 10 no seu computador. A instalação do sistema atavés de um pendrive, com uma ferramenta disponibilizada pela própria Microsoft.

Como instalar o Windows 10 no computador via pendrive

Antes de todo o processo de instalação do Windows 10 em seu computador é necessário preparar o pendrive, transformá-lo numa unidade bootável, de arranque, que dará a partida para a instalação do sistema. Esse processo de pegar uma imagem ISO do Windows e configurar o pendrive para unidade de boot pode ser realizado através de aplicativos de terceiros, como o Rufus, ou pela ferramenta oficial da Microsoft para essa tarefa, o Media Creation Tool. Este tutorial é baseado nessa ferramenta oficial do Windows. Ela é realmente muito útil, pois além de converter o pendrive para uma unidade bootável é feito o download automático da imagem do Windows mais recente.

Essa mesma ferramenta também permite a configuração do sistema para uma unidade de DVD. No caso da instalação via pendrive é necessário uma unidade com pelo menos 8 GB. Para baixar o Media Creation Tool clique aqui.

No Media Creation Tool você tem a possibilidade de realizar a atualização do sistema que já está em seu computador ou criar uma nova mídia de instalação, habilitando a imagem do Windows e o processo de configuração da unidade de boot para pendrive ou download da ISO que poderá ser gravado em um DVD. Será esta opção que iremos utilizar. Após marcar a opção, clique em avançar.

windows

Na próxima tela o Medi Creation Tool irá sugerir algumas opções de ajustes para a instalação, como, por exemplo, a arquitetura. Podendo escolher a instalação da versão 32-bits ou 64-bits. A escolha da arquitetura tem relação direta com o hardware do computador que receberá o sistema, já que há diferenças cruciais em relação aos requisitos. Exemplo: a versão de 32-bits exige no mínimo 16 GB  de espaço em disco, enquanto para a de 64-bits é necessário 32 GB. A quantidade de RAM também varia. 1 GB para o de 32-bits e 2 GB para o de 64-bits.

Para mudar os ajustes predefinidos do Media Creation Tool clique desmarque a caixa “usar as opções recomendadas para este computador”, e mude o parâmetro de arquitetura. Iremos fazer a instalação do Windows 10 d 64-bits.

windows 1

Na próxima tela você escolherá entre a instalação pela unidade flash USB, e baixar o arquivo ISO, que pode ser gravado posteriormente em um DVD. Vamos deixar marcado o unidade flash USB.

70 3

Agora você terá que selecionar o pendrive que receberá o sistema. O Media Creation Tool irá listar as que são compatíveis com esse processo de instalação.

O processo de download e configuração do pendrive com o Windows 10 será iniciado.

70 4

Após o download, o Media Creation Tool irá realizar o procedimento de transformar o pendrive em uma unidade bootável

 

Com o pendrive pronto você terá que fazer ajustes na ordem de boot no setup da placa-mãe. Determinar a ordem de boot é configurar em que sequência o computador irá seguir para dar arranque. Tradicionalmente, quando não estamos num cenário de instalação de um novo sistema, a opção de boot recomendada é a unidade de disco (HD,SSD, etc), já que é o local onde está instalado o sistema já habilitado na máquina. Porém, como estamos no processo de uma nova instalação, é preciso escolher a opção de boot recomendável para aquela unidade. No caso do pendrive, a opção mais comum é a USB Hard Disk.

Para acessar o setup da sua placa-mãe e realizar esse procedimento de configuração, reinicie o computador, aperte a tecla de acesso ao setup (as mais comuns são Del e F2) e procure no setup a área em que a ordem de boot é ajustada.

Após configurar o boot, salve e saia do setup. A máquina será reiniciada, e assim que aparece uma mensagem na tela pressione qualquer teclado no teclado para que o processo de instalação do Windows 10 seja iniciado. Defina o idioma, formato de hora e moeda e o método de entrada (ABNT2).

Screen Shot 09 15 19 at 09.55 PM

Clique em instalar agora:

Screen Shot 09 15 19 at 09.56 PM

Caso você já tenha a chave de registro do Windows já pode inserir agora na caixa ao centro da tela, ou clicar em “não tenho a chave do produto”, para que a instalação prossiga e o código seja instalado de ativação seja inserido posteriormente.

Screen Shot 09 15 19 at 09.56 PM 001

Aceite os termos de licença

Screen Shot 09 15 19 at 10.02 PM

Como estamos realizando uma nova instalação a opção adequada é a personalizada.

Screen Shot 09 15 19 at 10.02 PM 001

Determine em qual partição do disco será instalado o Windows 10. Clique em avançar

Screen Shot 09 15 19 at 10.03 PM

Agora aguarde o processo de instalação.

Screen Shot 09 15 19 at 10.03 PM 001

Após o processo ser concluído o computador será reiniciado e uma nova etapa será iniciada.

Screen Shot 09 15 19 at 10.09 PM

Escolha a região.

Screen Shot 09 15 19 at 10.27 PM

O layout do teclado.

Screen Shot 09 15 19 at 10.28 PM

Screen Shot 09 15 19 at 10.28 PM 001

Screen Shot 09 15 19 at 10.29 PM

Entre com sua conta da Microsoft

Screen Shot 09 15 19 at 10.31 PM

Crie o pin

Screen Shot 09 15 19 at 10.34 PM

Você também pode adicionar um telefone para vincular o sistema ao sistema.

Screen Shot 09 15 19 at 10.36 PM

Habilite o backup de dados no OneDrive, ou mantenha diretamente os arquivos salvos apenas no computador

Screen Shot 09 15 19 at 10.39 PM

Aceite ou recuse a Cortana como assistente pessoal do Windows 10.

Screen Shot 09 15 19 at 10.41 PM

Habilite ou não o histórico de atividades.

Screen Shot 09 15 19 at 10.43 PM

Neste painel você pode determinar o controle de privacidade do seu dispositivo, um gerenciador de quais dados a Microsoft poderá coletar sobre sua interação com o sistema.

Screen Shot 09 15 19 at 10.46 PM

Agora é só esperar até os ajustes finais serem encerrados e o sistema estará apto para ser utilizado.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!