Nesse artigo tentei mostrar um pouquinho sobre como um computador digital manipula informação de forma binária em seu nível eletrônico. Os zeros e uns são simples o suficiente para a criação de circuitos que os representem e os processem de forma satisfatória.
Hoje em dia a eletrônica evoluiu a um patamar em que é possível representar eletronicamente mais de dois estados, onde seria possível obter sistemas ternários ou até com mais símbolos. Isso envolveria uma matemática mais complexa e uma mudança radical no projeto dos chips, dos compiladores, e até mesmo das linguagens de programação, o que talvez ainda não seja viável.
Vimos que os transistores possuem um papel fundamental na construção das portas lógicas que por sua vez constituem circuitos mais complexos que são usados na criação dos processadores. Se levarmos em consideração a densidade atual dos chips de microprocessadores (bilhões de transistores), já dá pra ter uma ideia do nível tecnológico que chegamos em nossa jornada pelo domínio da tão preciosa informação.
Para saber mais
Ronald J. Tocci, Neal S. Widmer e Gregory L. Moss. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 10a ed., Prentice-Hall, 2008. – Ótimo livro sobre circuitos lógicos.
Robert L. Boylestad. Introdução a análise de circuitos. 12ª Ed., Pearson Education, 2012. – Livro completo sobre circuitos elétricos/eletrônicos.
Andrew S. Tanenbaum. Organização Estruturada de Computadores, 5a ed., Pearson Education, 2007. – Excelente livro de um dos mais renomados autores da área de computação.
André Luiz Delai
Possui nível técnico em eletrônica pelo Instituto Politécnico de Londrina (1998), graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Norte do Parana (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: hardware evolutivo, dispositivos embarcados (microcontroladores), dispositivos lógicos programáveis (FPGAs). Atualmente realiza seu doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e trabalha no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de comunicação.
Contato: adelai@gmail.com
Deixe seu comentário