Como abrir arquivos XML

Como abrir arquivos XML

Você estava mexendo no PC quando encontra um arquivo que nunca tinha visto antes. Movido pela curiosidade, você tentou abri-lo, mas não havia como fazê-lo. Talvez você não tenha instalado o programa certo ou tenha pulado algumas etapas. De qualquer forma, não se preocupe: se você está lendo este guia, significa que estou aqui para ajudá-lo. Diga-me um pouco: que tipo de arquivo é esse? Um arquivo .xml ? Então não há o menor problema: agora vou explicar como abri-lo, mas primeiro deixe-me explicar brevemente que tipo de documento você está lidando.

Diferentemente do arquivo HTML, que é um documento estrutural com tags predefinidas, o XML é um documento que atua como um contêiner para armazenar dados que podem ser usados ​​por outro software. É fácil abrir arquivos XML. Neste guia iremos mostrar como você pode visualizar este tipo de arquivo, incluindo serviços online e aplicativos para Android, iOS e iPadOS.

Como abrir arquivos .xml no Windows

Para abrir um arquivo XML no Windows, você não precisa baixar um software adicional complicado, pois alguns programas básicos já estão instalados no seu computador e permitem visualizá-los em apenas alguns cliques.

Bloco de notas / WordPad

O simples Bloco de Notas do Windows é capaz de abrir arquivos XML instantaneamente. Como fazer isso? Simplesmente, clique com o botão direito do mouse no arquivo em questão e, no menu de contexto exibido, selecione os itens Abrir com> Bloco de Notas . Et voila! Aqui é revelado o conteúdo do arquivo em questão!

Até o editor de texto básico do Windows, o WordPad, é capaz de abrir arquivos XML, pois é possível visualizar esses tipos de arquivos como conteúdo textual simples: não esqueça que os arquivos XML nada mais são do que arquivos de contêiner de dados e informações inseridas literalmente.

Deseja saber como abrir um arquivo XML com o WordPad? É realmente fácil! Clique com o botão direito do mouse no arquivo em questão e, no menu de contexto, escolha os itens Abrir com> WordPad.

Navegador

Como alternativa, você também pode abrir um arquivo XML com qualquer navegador para navegar na Internet . No meu teste, os navegadores Google Chrome , Mozilla Firefox , Opera, Microsoft Edge e Internet Explorer conseguiram, sem problemas, abrir um arquivo XML em pouco tempo.

Para fazer isso também, clique com o botão direito do mouse no arquivo em questão e, no menu de contexto exibido, clique no item Abrir com . Nesse ponto, entre as opções que você vê, selecione o item que se refere ao nome do navegador que você pretende usar. O arquivo XML será aberto diretamente em uma nova guia do navegador e você poderá ler seu conteúdo .

Como abrir arquivos .xml no Mac

Se você estiver usando um Mac e quiser entender como abrir um arquivo XML, não precisará complicar sua vida instalando softwares difíceis. Tudo o que você precisa é do navegador Safari, que, como qualquer outro navegador, pode visualizar facilmente arquivos com esta extensão.

Para abrir o arquivo XML que você identificou, clique com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, escolha os itens Abrir com> Safari . Em um piscar de olhos, o arquivo será aberto com o navegador da web padrão do macOS.

Como alternativa, você também pode usar o software de anotações TextEdit , já pré-instalado no macOS. Para abrir o arquivo XML com este aplicativo, clique no arquivo com o botão direito do mouse e, no menu suspenso Abrir com , selecione o item TextEdit . O arquivo será aberto.

Abrir arquivos .xml com Excel

Se você costuma usar o software do pacote Office , ficará feliz em saber que alguns deles permitem abrir arquivos XML. Por exemplo, o Word pode exibir o conteúdo desse tipo de arquivo, da mesma maneira que eu já mostrei para o Bloco de Notas ou WordPad,

Mesmo Excel , o popular software para o processamento de planilhas, você pode exibir o arquivo XML. O arquivo em questão, no entanto, será exibido como uma tabela XML e não como um texto simples, como é o caso do Word.

Como abrir arquivos .xml online

Para abrir arquivos com a extensão .XML, você pode usar uma das várias ferramentas online, recomendamos que você utilize o Codebeautify.org.

Codebeautify.org

O primeiro site da Internet a executar o visualizador de arquivos XML é a ferramenta XML Viewer do codebeautify.org . Para usar essa ferramenta, acesse o site oficial em codebeautify.org .

A interface do XML Viewer é simples e funcional: você verá que, seguindo as indicações que encontrará nas próximas linhas, não terá dificuldade em usá-lo para visualizar arquivos XML.

Primeiro, pressione o botão Browser para localizar o arquivo no seu PC ou Mac. Após selecioná-lo, clique no botão Abrir na caixa de diálogo para concluir o processo de importação.

Na tela de entrada XML , à esquerda, você verá o texto do arquivo que abriu, enquanto na tela direita poderá vê-lo de acordo com outras estruturas: pressionando o botão Tree View , é possível ver a estrutura das diferentes tags e dependências; clicando em Beautify / Format,  você pode visualizar o código-fonte bem formatado, enquanto com o botão Minifty ,  você pode excluir todo o código desnecessário.

Além disso, você pode exportar XML em outros formatos, como CSV ( Exportar para CSV ) ou em JSON ( XML para JSON ). Se você quiser fazer alterações, salve-as pressionando o botão Download, que permite salvar o novo arquivo no PC, sempre no formato XML.

Como abrir arquivos .xml em smartphones e tablets

Você encontrou o arquivo XML no seu computador, mas, com pressa e incapaz de usar o seu PC, gostaria de uma solução para abri-lo quando estiver fora de casa? Não tem problema, eu vou resolver você imediatamente.

Abrir um arquivo XML em um smartphone ou tablet Android é muito fácil. Também nesse caso, por ser um arquivo com conteúdo de texto, o editor de texto padrão dos dispositivos Android pode abri-lo. Após o download, abra-o no gerenciador de arquivos do seu dispositivo: você verá que ele será aberto em um piscar de olhos através da ferramenta Editor de texto

Se você estiver usando um dispositivo iOS, faça o download do arquivo no serviço em nuvem usado para transferi-lo para o seu dispositivo móvel, por exemplo, iCloud . Sendo um arquivo contendo dados textuais, basta tocar nele para visualizá-lo como uma nota textual normal. Como você viu, não é necessário nenhum tipo de aplicativo de terceiros para abri-lo e visualizá-lo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X