6.1 – Usando o que aprendeste: Vasinho
Uma vez que a área de trabalho está configurada, as coisas ficarão mais fáceis para a execução de nossa primeira modelagem “personalizada”.
Nesse tópico estão condensados os conceitos fundamentais para qualquer tipo de modelagem, portanto preste bastante atenção e procures treinar usando o exemplo dado. Só assim conseguirás confeccionar algo mais complexo ou coerente com teus desejos técnicos, ideológicos ou artísticos. Para começar a brincar de verdade com o Blender, vamos modelar um vasinho… pode ser de flor, para tomar saquê ou qualquer outro fim. O importante aqui é modelar, treinar, colocar os conceitos em ação.
1 – Como temos feito seguidamente, apagues todos os objetos da cena e insira um Plane. Percebas que ele ficará em modo de edição, aproveitaremos e usaremos uma nova ferramenta nesse momento. O seu nome: Extrusão. Para que serve a extrusão? Simples, percebas que o plane está em modo de edição. Tu irás copiar esse plane deslocando-o no plano Z, mas… ao descolar ele criará outros quatro planes nas arestas desse plane copiado; isso é uma extrusão! Difícil de compreender? Vamos às imagens, elas valem mais do que mil palavras.
2 – Antes vamos fazer alguns pequenos ajustes para facilitar o trabalho.
A área de trabalho tomará esse aspecto. Esses ajustes são apenas para fins didáticos, para facilitar a compreensão de como as coisas funcionam. O que terás de fazer é, antes de tudo mudar o tipo de seleção de objeto no modo de edição para Face.
3 – Agora sim…
Perceba que ao invéz de pontos nas extremidades agora aparece apenas as Edges.
4 – A face está selecionada. O próximo passo é pressionar a tecla E, de repente uma linha no sentido vertical aparecerá partindo do centro do plane. É a deixa para moveres o mouse na posição que desejas extrudar a face. Percebas que no deslocamento da face surgirão outras faces, e que esse deslocamento está fixado ao eixo Z.
5 – Uma vez que chegaste a posição desejada pressiones o botão esquerdo do mouse.
6 – Agora a coisa vai complicar um pouco. Depois de extrudar a primeira vez, tu clicará na tecla E novamente, e deslocará o mouse para atestares a extrusão, uma vez que tenhas a certeza de que ela foi efetivada, cliques na tecla ESC.
Por quê? Simples, para extrudar sem dar altura.
Cuma? Para podermos criar um deslocamento do nosso plane, a base de nosso vasinho foi feita.
Ainda não entendeste? Acalma-te, vamos continuar modelando.
Voltando… Depois de extrudares e dares o ESC, pressiones a tecla S e escalone o plane até que o objeto tome o aspecto da figura acima. Quando chegares ao ponto desejado pressione o botão esquerdo do mouse.
7 – Extrude novamente, como sempre, seguindo a imagem abaixo.
8 – Agora faça o mesmo de antes. Pressione o E, atestes que a extrusão foi feita movimentando o mouse. Após teres certeza da extrusão pressione a tecla ESC. Agora escalone com a tecla S,
mas ao contrário de antes, ao invés de escalonares para fora, escalone para dentro.
9 – Extrudes novamente, pressionando a tecla E, mas ao invés de moveres o mouse para cima, mova-o para baixo, isso criará um buraco no objeto. Interessante, não?
10 – Saia do modo de edição pressionando a tecla TAB.
Até agora o vasinho mais parece uma caixinha. Para dar a ele um aspeto mais arredondado, vamos apelar para um modificador chamado subsurf.
11 – Para ativarmos o modificador vamos recorrer a parte inferior da área de trabalho, essa da imagem.
12 – Mais necessariamente na parte direita, onde tem uma aba com a inscrição Modifiers.
13 – Agora corra com a seta do mouse sobre o botão “Add Modifier“.
14 – Selecione a opção Subsurf.
15 – Vejas o que aconteceu com o vasinho! O modificador arredondou-o, por assim dizer. Mas ainda não está com uma aparência agradável. Vamos melhorar isso.
16 – Procures o botão Levels e aumente o seu valor para 3. Para aumentares o valor apenas corra com a seta do mouse sobre a flexinha à direita e clique duas vezes no botão esquerdo do mouse até o valor ficar em 3. Em caso de passares da conta, reduza o valor na flexinha à esquerda.
17 – Ok, o aspecto melhorou mas ainda tem algo que não agrada. Seria essa aparência quadriculada do vasinho? Sim!
Mas como podemos melhorar isso? Simples… atravéz do Smooth.
18 – O comando Set Smoot se encontra na aba Link and Materials, da parte inferior da área de trabalho. E é ele que usaremos.
19 – Corra com a seta do mouse sobre o botão Set Smooth e clique no botão esquerdo do mouse.
20 – E aí está! O vasinho lisinho lisinho… a esse “alisamento” damos o nome de smooth.
6.2 – Salvando o trabalho
Agora que o vasinho está pronto (ou quase), vamos salvá-lo para mostrares posteriormente aos amigos e te gabares da proeza tridimencional de teres modelado-o 🙂
1 – Vá em File e escolhas a opção Save.
2 – A área de trabalho tomará o aspecto da figura acima. Corra com a seta do mouse até o nome do arquivo “untitled.blend” e clique no botão esquerdo do mouse.
3 – Após fazeres isso, o texto será tomado por uma aura vermelha. Digites então o nome do arquivo que desejares. Nesse caso optei por vasinho.blend.
4 – Depois de nomear o arquivo, corra com a seta do mouse até o botão Save As, e clique no botão esquerdo do mouse.
5 – Se olhares na parte superior central da janela do programa, verás que o caminho do arquivo aparecerá lá. Como estou usando o sistema operacional Linux, o caminho está ligeiramente diferente do que apareceria no Windows. Mas a essencial é essa, uma vez que isso acontece, está atestado que o arquivo foi salvo.
Confira a terceira parte em: https://www.hardware.com.br/tutoriais/blender3/
Deixe seu comentário