Capítulo 6

6.1 – Usando o que aprendeste: Vasinho

Uma vez que a área de trabalho está configurada, as coisas ficarão mais fáceis para a execução de nossa primeira modelagem “personalizada”.

Nesse tópico estão condensados os conceitos fundamentais para qualquer tipo de modelagem, portanto preste bastante atenção e procures treinar usando o exemplo dado. Só assim conseguirás confeccionar algo mais complexo ou coerente com teus desejos técnicos, ideológicos ou artísticos. Para começar a brincar de verdade com o Blender, vamos modelar um vasinho… pode ser de flor, para tomar saquê ou qualquer outro fim. O importante aqui é modelar, treinar, colocar os conceitos em ação.

1 – Como temos feito seguidamente, apagues todos os objetos da cena e insira um Plane. Percebas que ele ficará em modo de edição, aproveitaremos e usaremos uma nova ferramenta nesse momento. O seu nome: Extrusão. Para que serve a extrusão? Simples, percebas que o plane está em modo de edição. Tu irás copiar esse plane deslocando-o no plano Z, mas… ao descolar ele criará outros quatro planes nas arestas desse plane copiado; isso é uma extrusão! Difícil de compreender? Vamos às imagens, elas valem mais do que mil palavras.

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2 – Antes vamos fazer alguns pequenos ajustes para facilitar o trabalho.

A área de trabalho tomará esse aspecto. Esses ajustes são apenas para fins didáticos, para facilitar a compreensão de como as coisas funcionam. O que terás de fazer é, antes de tudo mudar o tipo de seleção de objeto no modo de edição para Face.

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3 – Agora sim…
Perceba que ao invéz de pontos nas extremidades agora aparece apenas as Edges.

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4 – A face está selecionada. O próximo passo é pressionar a tecla E, de repente uma linha no sentido vertical aparecerá partindo do centro do plane. É a deixa para moveres o mouse na posição que desejas extrudar a face. Percebas que no deslocamento da face surgirão outras faces, e que esse deslocamento está fixado ao eixo Z.

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5 – Uma vez que chegaste a posição desejada pressiones o botão esquerdo do mouse.

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extrudando
6 – Agora a coisa vai complicar um pouco. Depois de extrudar a primeira vez, tu clicará na tecla E novamente, e deslocará o mouse para atestares a extrusão, uma vez que tenhas a certeza de que ela foi efetivada, cliques na tecla ESC.

Por quê? Simples, para extrudar sem dar altura.
Cuma? Para podermos criar um deslocamento do nosso plane, a base de nosso vasinho foi feita.
Ainda não entendeste? Acalma-te, vamos continuar modelando.

Voltando… Depois de extrudares e dares o ESC, pressiones a tecla S e escalone o plane até que o objeto tome o aspecto da figura acima. Quando chegares ao ponto desejado pressione o botão esquerdo do mouse.

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7 – Extrude novamente, como sempre, seguindo a imagem abaixo.

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8 – Agora faça o mesmo de antes. Pressione o E, atestes que a extrusão foi feita movimentando o mouse. Após teres certeza da extrusão pressione a tecla ESC. Agora escalone com a tecla S,
mas ao contrário de antes, ao invés de escalonares para fora, escalone para dentro.

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9 – Extrudes novamente, pressionando a tecla E, mas ao invés de moveres o mouse para cima, mova-o para baixo, isso criará um buraco no objeto. Interessante, não?

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10 – Saia do modo de edição pressionando a tecla TAB.

Até agora o vasinho mais parece uma caixinha. Para dar a ele um aspeto mais arredondado, vamos apelar para um modificador chamado subsurf.

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11 – Para ativarmos o modificador vamos recorrer a parte inferior da área de trabalho, essa da imagem.

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12 – Mais necessariamente na parte direita, onde tem uma aba com a inscrição Modifiers.

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13 – Agora corra com a seta do mouse sobre o botão “Add Modifier“.

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14 – Selecione a opção Subsurf.

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15 – Vejas o que aconteceu com o vasinho! O modificador arredondou-o, por assim dizer. Mas ainda não está com uma aparência agradável. Vamos melhorar isso.

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16 – Procures o botão Levels e aumente o seu valor para 3. Para aumentares o valor apenas corra com a seta do mouse sobre a flexinha à direita e clique duas vezes no botão esquerdo do mouse até o valor ficar em 3. Em caso de passares da conta, reduza o valor na flexinha à esquerda.

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17 – Ok, o aspecto melhorou mas ainda tem algo que não agrada. Seria essa aparência quadriculada do vasinho? Sim!

Mas como podemos melhorar isso? Simples… atravéz do Smooth.

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18 – O comando Set Smoot se encontra na aba Link and Materials, da parte inferior da área de trabalho. E é ele que usaremos.

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19 – Corra com a seta do mouse sobre o botão Set Smooth e clique no botão esquerdo do mouse.

1920 – E aí está! O vasinho lisinho lisinho… a esse “alisamento” damos o nome de smooth.

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6.2 – Salvando o trabalho

Agora que o vasinho está pronto (ou quase), vamos salvá-lo para mostrares posteriormente aos amigos e te gabares da proeza tridimencional de teres modelado-o 🙂

1 – Vá em File e escolhas a opção Save.

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2 – A área de trabalho tomará o aspecto da figura acima. Corra com a seta do mouse até o nome do arquivo “untitled.blend” e clique no botão esquerdo do mouse.

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3 – Após fazeres isso, o texto será tomado por uma aura vermelha. Digites então o nome do arquivo que desejares. Nesse caso optei por vasinho.blend.

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4 – Depois de nomear o arquivo, corra com a seta do mouse até o botão Save As, e clique no botão esquerdo do mouse.

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5 – Se olhares na parte superior central da janela do programa, verás que o caminho do arquivo aparecerá lá. Como estou usando o sistema operacional Linux, o caminho está ligeiramente diferente do que apareceria no Windows. Mas a essencial é essa, uma vez que isso acontece, está atestado que o arquivo foi salvo.

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Confira a terceira parte em: https://www.hardware.com.br/tutoriais/blender3/

Cícero Moraes (cogitas3d) é digital designer, eventual palestrante e instrutor de cursos técnicos de informática. Autoditada, aprendeu a sua profissão na internet, lendo diversos tutoriais e artigos sobre computação gráfica. Hoje retribui essa informação escrevendo seus próprios documentos, onde compartilha o que aprendeu. Colaborou com diversas publicações online e impressas lidas em todo o Brasil e outros países. Participa de vários projetos voltados para instituições de ensino superior e prefeituras, cujo principal objetivo é levar ao dia-a-dia das pessoas não apenas o software livre, mas todo o conhecimento que ele oferece através de oficinas, cursos e eventos. Mais informações e contato pelo site pessoal: http://cogitas3d.site.vu

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