Abra a cena que disponibilizei novamente e renderize ela. Agora temos a entrada (arquivo renderizado) disponível para a edição.
Apague a janela Composite (como apagar? leia acima, foi explicado), adicione uma janela Viewer (Tab –> Add –> Output –> Viewer) e ligue a Render Layers a ela.
Olhe para a tela do programa e veja que tem apenas as duas janelas no Nodes Editor. Seria legal se pudessemos ver ao fundo os efeitos sem ter que renderizar de novo né? Pois… felizmente podemos sim, e vou explicar como.
É muito difícil :P, basta ativar o Backdrop!
Veja que aparece uma imagem ao fundo. Show né?
Para mover a imagem basta clicar no Shift + Bot. central do mouse, permanecer com ele clicado e deslocar até o local desejado. Então soltar o botão. Para dar + e – zoom na área de trabalho (sem a imagem do fundo) gire a rodinha do mouse para cima (+) e para baixo (-). Para deslocar a área de trabalho (sem a imagem do fundo) basta pressionar o Bot. central do mouse e movê-lo.
Experimente desligar a janela Render Layers do Viewer e veja o que acontece. A imagem some. Portanto! O que estiver num Viewer aparecerá no fundo da tela se o Backdrop estiver ativo!
Antes de proceguirmos vamos dar uma olhada na imagem final do processo. O macaquinho que está no primeiro plano ficará focado, desfocando os que estão atrás.
Para aplicar esse efeito no Nodes, precisaremos de um filtro que trabalhe com profundidade.
O nome desse bendito é Z-depth! Ele exprime a profundidade de uma cena.
Pode parecer estranho falar em Z quando tratamos de profundidade, mas é um sistema de coordenadas bastante usado, chamado left hand coordinate, ou coordenada da mão esquerda.
Voltando ao arquivo. Se a gente colocar a saída dele diretamente no Viewer não acontecerá nada de instigante, apenas uma imagem toda branca.
Por que isso aconteceu? Bem, por que antes de colocarmos a saída precisamos fazer umas pequenas configurações. Vamos adicionar a janela Map Value (Tab –> Add –> Vector –> Map Value). Essa janela gerenciará o efeito Z-depth.
“Ué, mas mesmo com o Map Value a coisa continua na mesma?” brada o nobre leitor. Calma lá amiguinho, essa janela serve para podermos modificar as propriedades default. Como padrão, o valor do campo Size é 1.000…
… nós vamos alterar para 0.050.
Mas ah gaudério! Veja que interessante. Temos uma imagem que na frente é um tanto escura e quanto mais longe estão os objetos, mas clara ela fica. É como se a cena estivesse tomada por um nevoeiro.
Esse é um filtro! Através dele nós criaremos o efeito de Depth-of-field. Tecnicamente a coisa funciona assim… quanto mais escuro menos borrado, quando mais claro mais borrado. Assim, a parte da frente que é mais escura não borrará… se bem que… ela está um tanto clara né? Precisamos dar mais contraste nesse efeito… conseguiremos isso lançando mão do ColorRamp.
Novamente nada aconteceu, isso por que os valores estão em default.
Vamos mover o marcador da esquerda até o meio dos dois zeros (A: 1.00) como aparece na imagem e mover o marcador da esquerda até o meio do E.
Ótimo! Agora de fato o primeiro macaquinho está preto. Sendo assim ele não ficará borrado.
Agora precisamos fazer o seguinte… ligar o campo Image da Render Layers e o Image do ColorRamp em uma janela que resultará em uma saída que por sua vez terá um link com a Image da Viewer.
Hein? Complicado isso? Você acha??? Hehe… relaxe, vamos resolver por etapas…
Como o efeito que criaremos é de desfocagem vamos inserir a janela Defocus (Tab –> Add –> Filter –> Defocus).
Novamente não acontecerá muita coisa… precisaremos mexer nas configurações da Defocus.
O atributo mais importante aqui é o Zscale o qual mudaremos o valor para 8.00, por fim aumentaremos a qualidade do desfoque no Sample, mundando o valor para 36.
Prontinho! Agora, para gerarmos a imagem na renderização…
… basta conectarmos a saída do Defocus numa janela Composite (Tab –> Add –> Output –> Composite). Perceba que tem duas saídas de Imagem da Defocus, uma vai para a Viewer (para aparecer so fundo) e a outra na janela Composite (para ser renderizada).
Calma… falta ainda um detalhe. Ativar o Do Composite da janela Anim.
Deixe seu comentário