Calculando a capacidade e autonomia

Mais um tema interessante relacionado às baterias é como calcular a autonomia do seu notebook, baseado na bateria usada. Por exemplo, veja o caso de um Acer 2423WXCi:

m3ea2064b

Ele usa uma bateria Li-ion de 6 células, que fornece 4000 mAh a 11.1V. A tensão nominal das células Li-ion é 3.6V, mas isso varia sutilmente de acordo com a tecnologia usada. Para chegar aos 11.1V, foram utilizadas células de 3.7V, onde temos as células distribuídas em duas séries de 3 células ligadas em série:

23a2b8b0

Se temos 4000 mAh (miliAmperes-hora) a 11.1V, significa que a bateria fornece um total de aproximadamente 44.4 watts-hora de energia.

Isso significa que a bateria dura cerca de 2 horas caso o notebook consuma 22 watts (o que é mais ou menos a média deste modelo ao assistir a um Divx, sem usar o CD-ROM nem a placa wireless), 1 hora e 20 minutos caso consuma 33 watts (o que está próximo do máximo observado ao assistir um DVD com o brilho da tela no máximo) ou quase 3 horas caso o consumo fique em torno de 15 watts (algo que você atinge ao usar o note apenas para tarefas leves e deixando o brilho da tela no mínimo).

No Linux, você pode ver as especificações técnicas da bateria usando o comando:

$ cat /proc/acpi/battery/BAT0/info

2bb761c8

Por aqui você sabe que o notebook usa uma bateria Li-Ion e que a bateria está começando a apresentar sinais de deterioração, pois na última carga (last full capacity) atingiu apenas 3803 mAh.

Quando a bateria começa a ficar viciada, a carga máxima atingida vai ficando cada vez mais abaixo da máxima, acompanhada por uma redução proporcional da autonomia. Através dessas informações você tem como verificar a saúde da bateria sem precisar ficar carregando e descarregando para cronometrar o tempo de autonomia.

Para ver a carga atual da bateria (sem depender do ícone do lado do relógio) e o consumo atual do note, use o comando:

$ cat /proc/acpi/battery/BAT0/status

ou:

$ cat /proc/acpi/battery/BAT0/state

Este comando deve ser executado com o note desligado da tomada, para que o sistema possa medir o consumo da bateria. Este screenshot mostra o comando executado num Asus M5, que utiliza uma bateria de 3 células. O campo “present rate” indica o consumo atual (no caso 14.27 watts-hora) e o campo “remaining capacity” mostra a energia restante (19.4 watts-hora, suficientes para pouco mais de 1 hora e 15 minutos de autonomia).

38131eb

Note que a tensão informada no campo “present voltage” (12094 mV) é bem maior que a tensão nominal da bateria, que é de apenas 11.1V (ou 11100 mV). Isto é perfeitamente normal, pois a tensão fornecida pela bateria varia de acordo com a carga. Uma bateria de 11.1V oscila entre mais de 12V quando completamente carregada e 10.8V ou menos quando descarregada. Reguladores de tensão incluídos no notebook ajustam a tensão, fornecendo as tensões corretas aos componentes internos.

Outra observação é que em alguns modelos, como na maioria dos HP, o consumo é informado em micro-amperes e não em micro-watts, tornando o cálculo um pouco mais complicado, já que você precisa multiplicar pela tensão da bateria.

Se o comando “cat /proc/acpi/battery/BAT0/status” informa que um HP NX6110 está consumindo 2000 micro-amperes e ele utiliza uma bateria de 11.1V, significa que ele está consumindo 22220 miliwatts (2000 x 11.1), ou seja, 22.2 watts. Se ele utiliza uma bateria de 4400 mAh, significa que, mantendo esta média de consumo, a bateria duraria exatamente duas horas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X