Aprenda a retirar trechos de vídeo no YouTube que violam direitos autorais

Aprenda a retirar trechos de vídeo no YouTube que violam direitos autorais

Quem é criador de conteúdo no YouTube sabe que precisa tomar muito cuidado com os direitos autorais. Caso contrário, ele pode sofrer algumas punições, tais como: a desmonetização do vídeo, o acúmulo de strikes e até mesmo a perda do canal.

No entanto, como ninguém é perfeito, você pode acabar usando alguma vez conteúdo protegido por direito autoral e recebendo uma mensagem bem desagradável do YouTube. Antigamente, a única solução para isso era a remoção total do vídeo. O que, convenhamos, não é a saída mais agradável e nem a mais adequada.

Leia também
Como baixar vídeos do YouTube gratuitamente

O que acontecia na grande maioria dos casos é que o criador de conteúdo inseria apenas alguns segundos de uma música ou filme com copyright. Todo o restante do vídeo, no entanto, estava “limpo”, apenas com conteúdo original. Mesmo assim ele tinha que remover 100% do vídeo. Ou seja, várias horas de pesquisa, gravação e edição iam para o lixo.

Felizmente, agora é possível remover apenas o trecho do vídeo que viola algum direito autoral. Dessa forma, o criador de conteúdo evita penalidades e mantém o vídeo e a monetização no ar. Neste tutorial você aprenderá a como retirar trechos de vídeos no YouTube que violam direitos autorais. Basta seguir o passo a passo.

Strike do YouTube

Passo a passo de como retirar o trecho do vídeo

  • Passo 1. Vá até o YouTube e entre na sua página do YouTube Studio. Ou simplesmente clique nesse link: studio.youtube.com.
  • Passo 2. No painel lateral esquerdo, acesse a lista dos seus vídeos clicando na opção “Vídeos”.
  • Passo 3. Uma vez na lista de vídeos, você deve procurar pelo vídeo que viola direitos autorais. é bem simples: clique em “Filtros” e selecione a opção “Reivindicação de direitos autorais”. Assim todos os vídeos que possuem restrições vão aparecer.
  • Passo 4. Na lista de vídeos procure pela coluna “Restrições” e pouse o mouse sobre o título “Reivindicação de direitos autorais”. Depois de alguns segundos aparecerá o botão “Ver detalhes”. Clique nele.
  • Passo 5. Agora o YouTube vai informar qual o trecho do vídeo que viola os direitos autorais de alguém. Agora você deve clicar na opção “Selecionar ação”.
  • Passo 6. O YouTube vai exibir quais ações você pode tomar. No caso de músicas as ações são as seguintes:
    • Cortar o segmento: retira esse trecho do vídeo;
    • Substituir música: você pode trocar por outra música sem copyright;
    • Remover a música: deixa esse trecho do vídeo sem som.
  • Passo 7. Depois de escolher a ação, clique no botão “Continuar” para prosseguir com a alteração escolhida.

Vale lembrar que as ações mudam de acordo com o tipo de conteúdo que está violando o direito autoral. De qualquer forma, já é melhor do que precisar retirar o vídeo completo.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X