PdaNet
Com a atualização para o Froyo, o Android finalmente recebeu o tão importante suporte ao compartilhamento da conexão 3G via Wi-Fi ou Bluetooth (o famoso tethering), permitindo que a conexão seja compartilhada não apenas com um netbook ou notebook, mas também com outros smartphones, tablets e outros dispositivos. Entretanto, o Froyo não está disponível para todos os aparelhos e, mesmo nos casos em que ele está disponível, o suporte a tethering pode vir desabilitado por causa da operadora, obrigando-o a primeiro destravar o acesso de root e instalar um patch ou uma rom alternativa para que ele seja reativado.
Para os demais aparelhos, temos o PdaNet Lite, que oferece o suporte a tethering através da porta USB e Bluetooth. O tether via USB funciona apenas em conjunto com um cliente proprietário disponível apenas para Windows, mas o tether via Bluetooth funciona da forma convencional, compartilhando a conexão através do profile DUN do Bluetooth e permitindo a conexão de PCs com Linux, OSX ou qualquer outro sistema com suporte ao protocolo.
A versão gratuita do PdaNet bloqueia o acesso à páginas https depois de passado o trial de 14 dias, mas ele ainda pode ser usado para navegação básica. Uma opção (também comercial, porém mais barata) é o EasyTether Lite, também disponível no Android Market. Ele é mais limitado, ativando apenas o compartilhamento via USB, mas em compensação ele oferece um cliente para Linux.
Em ambos os casos, para usar o compartilhamento via USB, é necessário ativar a depuração USB no “Settings > Aplicativos > Desenvolvimento“. Ao conectar o cabo, abra a barra de notificação e, no “Conexão USB” altere o modo de acesso de “Gerenciamento do cartão de memória” para “nenhum“. Você pode ver detalhes sobre como configurar a conexão no Linux e Windows no meu tutorial sobre acesso móvel: https://www.hardware.com.br/tutoriais/acesso-movel/
Barnacle Wifi Tether
O Wifi Theter é outra opção de aplicativo de compartilhamento, que permite ativar o tethering via Wi-Fi, bem similar à função disponível no Froyo, porém disponível para os aparelhos com versões anteriores do sistema. Ele precisa do acesso de root para funcionar, mas em compensação funciona de forma muito simples (nos modelos compatíveis) e é inteiramente gratuito. Se ele falhar na primeira inicialização, experimente desligar e ligar o telefone e voltar a abrí-lo. É muito comum que aplicativos que precisam de acesso de root travem na primeira abertura, mas passem a funcionar normalmente depois de desligar o telefone pelo menos uma vez depois da instalação.
Wireless Tether for Root Users
Outra opção é o Wireless Tether for Root Users (http://code.google.com/p/android-wifi-tether/). Ele é um aplicativo mais antigo e que funciona em um número menor de aparelhos, mas continua sendo utilizado por muito por conseguir ativar o compartilhamento em alguns modelos onde o Barnacle falha.
Em ambos os casos, a conexão é compartilhada via ad-hoc, o que garante uma certa privacidade devido ao alcance reduzido da rede. É possível ativar a encriptação via WEP, mas isso serve apenas para afastar curiosos, já que as falhas do WEP são bem conhecidas e qualquer um com as ferramentas básicas pode quebrar a encriptação em poucos minutos. De uma forma geral, você deve usar o compartilhamento em ambientes movimentados apenas se não for incorrer em taxas extras devido ao tráfego.
Como opção, o Wireless Tether oferece suporte ao compartilhamento via Bluetooth PAN (a mesma modalidade de compartilhamento usada nos aparelhos com o Windows Mobile), disponível nas configurações. Ele é mais seguro e consome menos bateria que o via Wi-Fi, mas a configuração é um pouco mais complicada que no Bluetooth DUN. Você pode ver os detalhes sobre a configuração no https://www.hardware.com.br/tutoriais/acesso-movel/pagina12.html
Deixe seu comentário