Ferramentas de sistema

Android System Info

À primeira vista, ele parece apenas mais um visualizador do status do sistema, com a carga da bateria, memória e espaço de armazenamento, mas uma inspeção mais cuidados revela um gerenciador de sistema supreendemente completo. Além de exibir um volume surpreendente de informação sobre o sistema, uso da memória e sobre o hardware do aparelho, ele permite gerenciar processos, fechar e desinstalar aplicativos, entre outras funções:

Android System Info rodando

MyLock

Uma vantagem que telefones sem touchscreen conservam em relação aos touch é o acesso rápido aos aplicativos através dos botões via hardware, permitindo que você acorde o aparelho já no aplicativo desejado pressionando apenas uma tecla. No caso dos touch a questão é um pouco mais complicada, já que muitos modelos incorporam as teclas de funções diretamente no touchscreen, te obrigando a pressionar o botão liga/desliga para acordar, arrastar o slide-to-unlock e então pressionar o ícone do aplicativo desejado.

Não é possível criar botões de hardware a partir de um aplicativo, mas o MyLock ameniza o problema, fazendo com que o aparelho fique funcional apenas por pressionar o botão, removendo o slide-to-unlock.

Astro

Este é mais um aplicativo gratuito que merece entrar para o cinto básico de utilidades. Ele é um gerenciador de arquivos locais, que além das funções básicas de navegar, mover e deletar arquivos, inclui visualizadores para diversos formatos de arquivos e suporte ao acesso de compartilhamentos de rede:

Astro rodando no Android

Se você não precisa das funções de acesso a compartilhamentos, outra boa opção é o Explorer, que tem a vantagem de ser mais prático de usar para funções básicas de gerenciamento.

AndroZip File Manager

Outra boa opção de gerenciador de arquivos, que permite também instalar e fazer backup de aplicativos, enviar arquivos, gerenciar processos e descompactar arquivos em diversos formatos.

SmartBar

O SmartBar é um dos melhores aplicativos entre os gerenciadores de sistemas. Ele exibe um ícone na barra de notificação, oferecendo acesso fácil a opções para fechar aplicativos abertos, desativar o wireless ou a sincronização automática, entre muitas outras funções. Naturalmente, tudo isso pode ser feita também através das configurações do sistema e de outros aplicativos, mas o SmartBar se destaca pelo fato de centralizar o acesso a todas estas opções.

Tiny Flashligh

O obrigatório aplicativo para usar o telefone como lanterna, ativando o LED do flash. Ele inclui também várias opções para usar a luz da tela (que em muitos aparelhos é mais luminosa que o LED).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X