Acesso remoto

Remote RDP Lite

Permite acessar máquinas Windows remotamente, via RDP. Ele permite acessar seu PC remotamente para realizar tarefas rápidas, bem como administrar servidores remotos. A principal limitação é que é muito difícil de utilizar as seções em aparelhos com telas capacitivas (ou seja, quase todos os modelos atuais), pois é quase impossível clicar em pontos específicos, como seria possível usando uma stylus em aparelhos com telas resistivas. Ele oferece funções de zoom e arrasto, que torna as seções mais ou menos utilizáveis, mas que em compensação o obrigam a fazer muitos malabarismos para conseguir fazer qualquer coisa. Em resumo, é um utilitário bem interessante, mas que você acaba não utilizando muito.

androidVNC

Similar ao Remote RDP, mas agora para seções do VNC.

ConnectBot

O obrigatório cliente SSH em modo texto para acesso a PCs e servidores Linux. É recomendável usá-lo em conjunto com o Full Keyboard, que oferece acesso às teclas de atalho usadas nas seções.

QuickSSHd

Este é um servidor SSH baseado no Dropbear, que permite executar comandos remotamente e transferir arquivos via SFTP. Ele funciona normalmente em aparelhos sem acesso de root, mas nesse caso você não tem acesso às pastas do sistema. Para quem não gosta de soluções prontas, é possível também instalar o Dropbear diretamente, seguindo as instruções do http://cri.ch/sven/doku.php/blog/running-dropbear-on-android.

SwiFTP

Uma boa pedida para facilitar a cópia dos arquivos para o cartão. Ele é um aplicativo gratuito que permite o acesso aos arquivos do cartão (e também a pastas da memória interna) via FTP, transformando o telefone em um mini-servidor de arquivos, acessível via Wi-Fi.

Ao abrí-lo pela primeira vez, indique o usuário e senha de acesso e a pasta que será compartilhada. Para ter acesso direto aos arquivos do cartão, por exemplo, use a pasta “/sdcard“. Uma vez ativo, ele mostrará o endereço de rede do aparelho, permitindo que vocêo acesse a partir e qualquer cliente FTP ou navegador com suporte ao protocolo (ftp://endereço:porta, como em ftp://192.168.1.3:2121). Existe também uma opção de acesso via proxy, que permite acessar um aparelho dentro de uma rede interna através da web. O desempenho da transferência é muito bom, mesmo em aparelhos com processadores mais lentos.

SwiFTP rodando no Android

É importante enfatizar que o protocolo FTP não oferece nenhum tipo de segurança. Mesmo o login exigido ao logar é apenas uma formalidade, já que a senha poe ser descoberta muito facilmente ao snifar a rede. Por isso, é importante ativar o servidor apenas quando for utilizá-lo, parando-o em seguida.

Wifi Analizer

Usa o transmissor Wi-Fi para medir o sinal dos pontos de acesso próximos, permitindo não apenas detectar as redes disponíveis, mas também verificar a potência do sinal de cada uma (em DBi) e criar um mapa do uso de cada canal. Além da aplicação óbvia de descobrir redes abertas disponíveis nas proximidades, ele é muito útil na hora de descobrir qual é o canal mais limpo para usar na configuração do seu ponto de acesso.

Wifi Analizer rodando no Android

Bluetooth File Transfer

Este é mais um aplicativo na área dos utilitários de sistema, que permite transferir arquivos via Bluetooth diretamente entre dois aparelhos. A interface imita a dos clientes de FTP para PCs, com duas abas, uma para os arquivos locais e outra para os arquivos remotos. Basta selecionar a pasta para onde serão baixados os arquivos na aba da esquerda e navegar entre os arquivos do outro aparelho usando a aba da direita. Você pode tanto baixar quanto dar upload de arquivos, com o tamanho ficando restrito apenas ao espaço disponível no cartão:

Bluetooth File Transfer rodando no Android

Ele oferece várias vantagens em relação à transferência manual por mensagem, com destaque para a possibilidade de enviar múltiplos arquivos ou pastas de uma só vez e, principalmente, a transferência de arquivos diretamente entre os cartões, sem que os arquivos caiam na memória interna e precisem sem salvos manualmente no cartão. A transferência fica limitada a pouco mais de 40 KB/s, mas com um pouco de paciência é possível copiar até mesmo arquivos grandes.

Google Chrome to Phone

Este aplicativo lança mão da função de recebimento de notificações disponível a partir do Froyo, permitindo que você “empurre” links no navegador, rotas criadas no Google Maps e outras informações diretamente do Chrome rodando no PC para o telefone, sem precisar ficar escrevendo links manualmente. Ele funciona em conjunto com a extensão “Chrome to Phone” do Google Chrome, disponível no http://chrome.google.com/extensions/.

Google Chrome to Phone rodando no Android

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X