Ao utilizar o Vista, existe um complicador adicional, que é o uso do sistema de autenticação NTLMv2 por padrão. O NTLMv2 é usado desde o Windows NT 4, embora tenha sofrido diversas modificações ao longo do tempo até chegar ao Vista. As versões anteriores do Windows, incluindo o 2000 e o XP também suportam o NTLMv2, mas também permitem o uso do sistema anterior, o NTLM, caso apenas ele seja suportado pelo interlocutor.
Versões antigas do Samba, anteriores ao 3.0.21 (incluindo todas as versões da série 2.xx), assim como diversos modelos de NAS e outros dispositivos de rede suportam apenas o sistema NTLM. Como no Vista ele vem desativado por padrão, as máquinas com o Vista simplesmente não conseguem conversar com eles.
No caso dos servidores Linux, a solução é atualizar para uma versão mais atual do Samba (o Debian Etch, por exemplo, já utiliza o 3.0.24), que ofereça suporte ao NTLMv2. No caso dos dispositivos de rede, uma solução pode ser atualizar o firmware para uma versão superior, caso disponível.
Outra solução é alterar a configuração das máquinas com o Vista, de forma que eles se comportem como as versões anteriores do Windows, permitindo o uso do protocolo NTLM quando necessário.
Para isso, abra o “secpol.msc
” (usando o campo de procura no Iniciar, ou através do prompt do DOS), vá até o Diretivas locais > Opções de segurança (Local Policies > Security Options), procure a opção “Segurança de rede: nível de autenticação Lan Manager” (Network Security: Lan Manager authentication level) e mude a configuração de “Enviar somente resposta NTLMv2” (Send NTLMv2 response only) para “Enviar LM e NTLM – use a segurança da sessão NTLMv2, se negociado” (Send LM & NTLM – use NTLMv2 session security if negotiated):
Com isso o problema é resolvido e o Vista passa a acessar compartilhamentos em todos os dispositivos da rede, assim como nas versões anteriores do Windows.
Deixe seu comentário