Aplicativos

Assim como no caso do iPhone, grande parte da utilidade de um aparelho baseado no Android não está no sistema propriamente dito, mas sim no grande volume de aplicativos disponíveis para ele. Vamos então a uma lista rápida de aplicativos úteis, que podem ser instalados através do Android Market:

Documents to Go: Esta é possivelmente a melhor suite de escritório disponível para o Android, compatível com os arquivos do Office. Ele já vem pré-instalado em alguns aparelhos e para os demais está disponível um leitor gratuito (abre os arquivos sem editar) e a opção de comprar a versão completa por US$ 29.

TwitterRide: Existem inúmeros clientes de Twitter disponíveis para o Android, mas o TwitterRide se destaca pelo bom desempenho e o bom conjunto de recursos.

Layar: Este é um aplicativo de realidade aumentada, que mostra (com base na sua localização, fornecida pelo GPS) informações sobre locais e pontos de interesse. Ele funciona sobreponto links e outras informações sobre as imagens capturadas pela câmera, como em uma espécie de HUD futurístico. Além da visão em modo HUD usando a câmera (que perde a graça depois dos primeiros cinco minutos) ele mostra as informações também em forma de lista. Outro aplicativo similar é o Wikitude, que mostra munimentos e atrações com descrições na Wikipedia.

Sportypal: Oferece funções similares à do (agora agora) SportsTracker para aparelhos da Nokia, permitindo monitorar sessões de exercício com a ajuda do GPS e do acelerômetro. Ele loga diversos detalhes, como a rota, distância percorrida, tempo, etc. e é capaz de exibir os detalhes em um gráfico ou sobre o mapa. Ele pode ser usado também para logar distâncias percorridas, seja caminhando ao seja de carro.

Barcode Scanner: Permite escanear mobilecodes, bem como códigos de barras de produtos. Os códigos de barras são mais úteis para usuários dos EUA, devido à função de pesquisar pelo produto no Google Shop (que oferece comparações de preços, etc.) mas mesmo assim é interessante manter um link para ele em um dos painéis iniciais para poder ler rapidamente mobilecodes com links e informações diversas

Gmote: Permite transformar o aparelho com o Android em uma espécie de player remoto, tocando música e vídeos via streaming, a partir do PC. Ele oferece também funções de controle remoto para o player no PC, transformando o telefone em uma espécie de fone e controle remoto sem fio. Ele é uma boa opção para ouvir música usando os fones, sem precisar copiar todos os arquivos para o cartão de memória e sem ficar preso na frente do PC. A desvantagem é que ele funciona em conjunto com um servidor local (apenas para windows), que precisa ser instalado no PC.

Shazam: Permite descobrir o nome e o cantor de uma música apenas por gravar um pequeno trecho. Ele trabalha em conjunto com um servidor remoto, que compara o trecho gravado com uma grande biblioteca de canções e devolve informações sobre ela.

Locale: Mais um aplicativo baseado na localização, que permite criar gatilho para funções programadas com base na localização. Você pode usá-lo para mudar o telefone para o modo silencioso quando estiver em casa, mudar o wallpaper ou disparar algum aplicativo específico quando estiver perto do escritório e assim por diante. O grande problema é que mantê-lo aberto drena consideravelmente a bateria, já que ele mantém o GPS ativo e continua a calcular as coordenadas periodicamente.

Astro: Este é mais um aplicativo gratuito que merece entrar para o cinto básico de utilidades. Ele é um gerenciador de arquivos locais, que além das funções básicas de navegar, mover e deletar arquivos, inclui visualizadores para diversos formatos de arquivos e suporte ao acesso de compartilhamentos de rede:

Se você não precisa das funções de acesso a compartilhamentos, outra boa opção é o Explorer, que tem a vantagem de ser mais prático de usar para funções básicas de gerenciamento.

TxtPad Lite: Um editor de texto simples, com suporte a múltiplos encodings (UTF, ISO, etc), copiar e colar, seleção da fonte, funções de busca e substituição, etc. o que o tornam mais um aplicativo básico para o kit de ferramentas, servindo para editar arquivos de texto criados no PC (bem como páginas web ou código) e para fazer anotações. Como um bônus, ele oferece a opção de enviar os arquivos de texto por e-mail ou SMS, o que permite que ele seja usado também como um compositor de mensagens.

Remote RDP Lite: Permite acessar máquinas Windows remotamente, via RDP. Ele permite acessar seu PC remotamente para realizar tarefas rápidas, bem como administrar servidores remotos. A principal limitação é que é muito difícil de utilizar as seções em aparelhos com telas capacitivas (ou seja, quase todos os modelos atuais), pois é quase impossível clicar em pontos específicos, como seria possível usando uma stylus em aparelhos com telas resistivas. Ele oferece funções de zoom e arrasto, que torna as seções mais ou menos utilizáveis, mas que em compensação o obrigam a fazer muitos malabarismos para conseguir fazer qualquer coisa. Em resumo, é um utilitário bem interessante, mas que você acaba não utilizando muito.

androidVNC: Similar ao Remote RDP, mas agora para seções do VNC.

ConnectBot: O obrigatório cliente SSH em modo texto para acesso a PCs e servidores Linux. É recomendável usá-lo em conjunto com o Full Keyboard, que oferece acesso às teclas de atalho usadas nas seções.

SwiFTP: Uma boa pedida para facilitar a cópia dos arquivos para o cartão. Ele é um aplicativo gratuito que permite o acesso aos arquivos do cartão (e também a pastas da memória interna) via FTP, transformando o telefone em um mini-servidor de arquivos, acessível via Wi-Fi.

Ao abrí-lo pela primeira vez, indique o usuário e senha de acesso e a pasta que será compartilhada. Para ter acesso direto aos arquivos do cartão, por exemplo, use a pasta “/sdcard”. Uma vez ativo, ele mostrará o endereço de rede do aparelho, permitindo que vocêo acesse a partir e qualquer cliente FTP ou navegador com suporte ao protocolo (ftp://endereço:porta, como em ftp://192.168.1.3:2121). Existe também uma opção de acesso via proxy, que permite acessar um aparelho dentro de uma rede interna através da web. O desempenho da transferência é muito bom, mesmo em aparelhos com processadores mais lentos.

É importante enfatizar que o protocolo FTP não oferece nenhum tipo de segurança. Mesmo o login exigido ao logar é apenas uma formalidade, já que a senha poe ser descoberta muito facilmente ao snifar a rede. Por isso, é importante ativar o servidor apenas quando for utilizá-lo, parando-o em seguida.

xPiano: Transforma o telefone em um pequeno teclado musical, com a simulação de doze instrumentos e ajuste de timbre. Ele é bastante limitado se comparado a um teclado de verdade (poucos ajustes, registra o toque de apenas duas teclas de cada vez, etc.), mas pode ser útil para quem está aprendendo ou para fazer improvisos.

Wifi Analizer: Usa o transmissor Wi-Fi para medir o sinal dos pontos de acesso próximos, permitindo não apenas detectar as redes disponíveis, mas também verificar a potência do sinal de cada uma (em DBi) e criar um mapa do uso de cada canal. Além da aplicação óbvia de descobrir redes abertas disponíveis nas proximidades, ele é muito útil na hora de descobrir qual é o canal mais limpo para usar na configuração do seu ponto de acesso.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X