Compatibilidade

Principalmente devido ao UAC, vários programas são dados como incompatíveis com o Windows Vista – apesar de serem executados corretamente se rodados como administrador, ou alterando as permissões da pasta do programa, caso eles precisem gravar coisas nela. De forma similar às permissões de pastas e arquivos no sistema NTFS, é possível alterar permissões de chaves específicas do registro também, apesar de ser incômoda a tarefa. Isso pode ser feito pelo editor do registro do Windows mesmo (o regedit), selecionando a chave desejada e indo ao menu “Editar > Permissões”.

Quando não são esses os problemas, pode ser a versão do Windows. Vários programas fazem verificações no início da instalação, e não permitem que sejam instalados em outra versão de Windows, sem ser aquelas para as quais foram projetados. Uma forma de simular uma versão anterior do Windows faz com que vários programas possam ser executados. Isso começou como um aplicativo de compatibilidade para o Windows 2000, incluso no CD do Windows, que permitia simular o Windows 98 e NT4, para rodar alguns programas. No Windows XP, tal recurso foi integrado ao sistema, e permanece no Vista. Nas propriedades do arquivo ou pasta, aba “Compatibilidade”, você pode escolher a versão do Windows adequada para o aplicativo, entre outras opções:

index_html_12849d05

Não é apenas a versão do Windows que é simulada. Algumas chamadas da API também serão (conjunto de funções internas do Windows, disponíveis para os programas). Especialmente as funções muito exploradas nas versões anteriores, e que foram modificadas na nova versão. O próprio Windows dá uma de “Wine”, redirecionando chamadas que o aplicativo faz para as novas funções, presentes na versão atual do sistema. Isso permite que muitos aplicativos antigos funcionem normalmente. Mas claro, não é perfeito. Quando um aplicativo usa recursos muito específicos de uma versão anterior, ou tenta usar recursos não suportados no Windows NT (como acesso direto ao disco, por exemplo, o que era permitido no DOS/Windows 9x), ele não irá funcionar.

Mesmo no Windows XP, vale essa recomendação: use as opções de compatibilidade apenas para programas comuns. Não é recomendável usar essas configurações para rodar aplicativos que possam comprometer a segurança do sistema (como anti-vírus, drivers de dispositivos, etc). Alguns drivers de dispositivos projetados para o Windows XP funcionam no Windows Vista, outros não. Você pode até tentar instalar forçando as opções de compatibilidade no instalador, caso não encontre outra alternativa; mas poderá se deparar com uma tela azul (a famosa “tela azul da morte”) se a instalação do driver for concluída – e não sendo um driver compatível. Neste caso uma dica seria reiniciar o computador no modo de segurança, abrir o gerenciador de dispositivos e tentar reverter para o driver padrão, ou mandar desinstalar o dispositivo – na próxima inicialização, o Windows o detectaria e usaria o driver padrão do sistema ou nenhum, caso não encontre.

A melhor forma de evitar essas dores de cabeça é certificar-se de que o hardware que você tem vai funcionar no Vista, caso você pretenda realmente fazer uma atualização definitiva para esse sistema. Até o momento, ainda há muitas incompatibilidades. Ao comprar um computador novo com o Windows Vista, a coisa é diferente. Afinal, os dispositivos já virão prontos para o novo sistema. Possivelmente assim que sair o Service Pack 1 do Windows Vista, muita coisa melhore.

É isso. Acostumar-se com o Windows Vista não é tão difícil como pode parecer. Mas problemas poderão ocorrer, além de ser difícil largar os hábitos e costumes que as pessoas que trabalharam por anos com o Windows XP já conquistaram. Mesmo assim, um fato é que na maioria das situações o Windows XP sempre se sairá mais rápido, mesmo rodando o Vista com um hardware à altura para ele. Além de consumir menos recursos da máquina por natureza, o XP tem muito menos processos residentes do que o Vista. E ainda hoje, praticamente tudo o que roda no Windows Vista, pode rodar no XP.

Em breve trarei dicas de recursos novos e específicos do Vista, e algumas dicas de otimização. Bom trabalho!

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X