A configuração que mostrei anteriormente é o mínimo múltiplo comum entre as diversas distribuições; os passos manuais que devem funcionar independentemente de você estar usando o Ubuntu ou o Mandriva. Justamente por isso, eles são relativamente complicados.
Se você está procurando uma solução mais simples, pode usar o meu script de conexão, disponível no: https://www.hardware.com.br/dicas/script-vivo-zap.html
Apesar do nome, ele pode ser usado também para conexões com outras operadoras. Ele automatiza os passos que mostrei ao longo deste tutorial, permitindo que você conecte usando:
a) Um modem USB (o script inclui regras para o udev e workarounds para ativar modems Huawei E156, Huawei E220/226, Aiko 82D e outros).
b) Um celular ou smartphone plugado na porta USB, sendo usado como modem. Nos Nokia você precisa apenas ligar o cabo e escolher o modo PC Suite.
c) Conexão via Bluetooth DUN (o modo de compartilhamento usado nos Nokia e na maioria dos outros aparelhos)
d) Conexão via Bluetooth PAN (o modo usado no Windows Mobile)
A conexão usando um modem USB é relativamente simples, enquanto as opções de conexão via Bluetooth são um pouco mais mais complicadas, mas o script ajuda a configurar a conexão fazendo apenas algumas perguntas simples.
Intencionalmente, ele foi escrito usando uma interface em texto bastante simples, de forma a ser mais compatível e rodar em qualquer distribuição, sem a necessidade de instalar pacotes adicionais. Para as conexões via USB, ele precisa apenas que o wvdial esteja instalado (e que o Kernel em uso ofereça suporte ao modem), enquanto nas conexões via Bluetooth é necessário também que o bluez esteja disponível (ele vem pré-instalado em quase todas as distribuições atuais).
O script inclui também alguns workarounds para problemas comuns (como o ajuste da rota padrão) e mensagens explicativas para erros comuns. Da primeira vez que é executado, ele faz as perguntas necessárias e gera um arquivo de configuração. A partir da segunda, ele conecta diretamente, usando a configuração anteriormente gerada.
Deixe seu comentário