Conectando via USB

Além dos modems USB, quase todos os smartphones e também muitos celulares simples com conexão USB são capazes de trabalharem como modem ao serem plugados no PC. No caso dos aparelhos da Nokia, por exemplo, você precisa apenas conectar em modo PC Suite para que a conexão fique disponível.

Embora seja um pouco imprático ligar o smartphone na porta USB e ficar com ele pendurado enquanto navega, a conexão via USB é mais simples de configurar e tem a vantagem de não limitar a velocidade da conexão (já que mesmo os 12 megabits de uma porta USB 1.x são mais do que suficientes para acomodar uma conexão 3G).

index_html_1b1da73f

Salvo eventuais bugs e problemas, a velocidade da conexão usando um smartphone como modem ou usando um modem USB é rigorosamente a mesma (presumindo que ambos suportem 3G, naturalmente). Nos aparelhos da Nokia, escolha o modo modo “PC Suite” ao ligar o aparelho na porta USB. No Windows, o smartphone será detectado como um “USB Modem” e no Linux será criada a porta “/dev/ttyACM0”, similar ao que temos ao conectar um modem USB.

A primeira coisa a ter em mente é que os modems USB nada mais são do que celulares simplificados, onde a tela, teclado e outros componentes “não essenciais” foram removidos, deixando apenas o rádio, o processador de sinais e outros circuitos necessários para acessar a rede de dados.

Embora as operadoras geralmente ofereçam os planos de acesso à web sem voz apenas em conjunto com os modems USB, nada impede que você compre apenas o chip avulso e o utilize em qualquer aparelho que tiver em mãos. Os smartphones são, na verdade, melhores que os modems USB na maioria dos casos, pois a compatibilidade é melhor e a qualidade de recepção é superior, mas, de qualquer forma, do ponto de vista do sistema operacional as diferenças são poucas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X