Pegando carona em outros aparelhos

Além de usar a conexão no PC, é possível também navegar via DUN em aparelhos com o Windows Mobile (nas versões PocketPC). Isso é interessante se você tem algum amigo com um plano de dados ilimitado, que não se importe em ter você como carona. Funciona da mesma forma que ao conectar através do PC usando o smartphone como modem, mas, nesse caso, usamos o aparelho com o Windows Mobile no lugar do PC.

O primeiro passo é ativar o modo de acesso remoto no smartphone com a conexão, da mesma forma que você faria caso fosse conectar através do PC. Como vimos anteriormente, o recurso já vem ativado por padrão nos aparelhos da Nokia.

O próximo passo é fazer o pareamento entre os dois aparelhos, e configurar o outro para permitir as conexões provenientes do seu. Um passo importante é marcar a opção “Rede Dial-up” dentro das configurações do dispositivo no smartphone com o Windows Mobile (o carona):

index_html_79ad8fb0 index_html_20e19353 index_html_m627847d7

Depois de tudo pronto, acesse o “Conexões” e crie uma nova conexão usando o “Adicionar nova conexão de modem”:

index_html_m2327f2ef index_html_m6d8247a6

No menu seguinte, escolha a opção “Bluetooth” e forneça o número de discagem (o *99***1# ou *99#). Na tela seguinte, coloque qualquer coisa nos campos de login e senha e indique o ponto de acesso da operadora (“claro.com.br” ou “tim.br”) no campo do domínio:

index_html_3e92c0c4 index_html_62346d67 index_html_m632932ef

Se tiver outras conexões definidas, configure a ordem de prioridade clicando no “Gerenciar conexões existentes”. Essa configuração faz que, quando não houver outra conexão disponível, o carona tente abrir uma conexão via Bluetooth, discando e acessando a rede através do outro aparelho, como se fosse um PC:

index_html_m58d30158 index_html_m6093468d

Naturalmente, só funciona enquanto você estiver próximo do outro aparelho, dentro do alcance do Bluetooth (que, na prática, não passa de dois ou três metros), mas não deixa de ser uma opção interessante para quem usa um aparelho com o Windows Mobile. A principal limitação é que este recurso funciona mesmo apenas nas versões Pocket PC, já que a opção de conectar via Bluetooth é removida nas versões Smartphone.

Infelizmente, essa opção não existe no S60, pois a Nokia é fortemente amarrada à operadoras e elas certamente não gostariam muito que os assinantes dos planos de dados ilimitados passassem a compartilhar a conexão com os amigos.

Embora a configuração seja complicada, é possível conectar usando uma conexão compartilhada via Bluetooth através do PC com a ajuda do Hiisi Suite ou do GNUbox, mas eles não suportam a conexão através de outros smartphones, como no caso do Windows Mobile. Isso faz com que eles não tenham muita utilidade prática, já que se você está do lado do micro, pode navegar diretamente através dele, em vez de se bater para compartilhar a conexão e navegar usando a telinha do smartphone.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X